25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 03/04/2024 Compartilhe esta notícia

 

PF deflagra operação para combater desmatamento ilegal em Rondônia

Porto Velho/RO. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 2/4 a Operação Sine Auctoritate, a fim de desarticular organização criminosa especializada na falsificação de documentos públicos, utilizados para dar aparência de legalidade à madeira extraída de forma ilegal, em Cujubim/RO.

A equipe composta por 19 policiais federais cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia, que resultaram na apreensão de  três carros, quatro motocicletas, uma arma de fogo, R$ 4.300 em espécie e vários talões de cheque.

O trabalho de investigação teve início em 2021, após fiscalização do IBAMA que constatou o funcionamento de madeireiras sem licença de operação na região de Cujubim/RO.

Foram verificados indícios de que as madeiras encontradas no pátio das empresas fiscalizadas foram extraídas ilegalmente da Floresta Nacional do Jamari, Unidade de Conservação Federal, localizada próximo a Cujubim e Itapuã do Oeste.

Durante as investigações, verificou-se que a falsificação de Documentos de Origem Florestal (DOF) teria beneficiado vários envolvidos, dentre eles pessoas físicas e jurídicas, e permitido a comercialização no mercado nacional de madeiras extraídas ilegalmente com aparência de lícita.

A investigação leva a crer que existe uma organização criminosa em ação na região, cujo objetivo é a extração ilegal de madeiras e sua comercialização como lícita através da falsificação de Documento de Origem Florestal (DOF).

Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, crimes contra o meio ambiente, receptação qualificada, sonegação fiscal e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 26 anos de prisão.

A Polícia Federal atua de forma constante para manter a integridade do meio ambiente, de forma que ações que atentem contra os interesses ambientais serão reprimidas com o rigor da lei penal.

 

FONTE: ASSESSORIA COMUNICATIVA - PF/RO

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: lnk.bio/TVPCanal35

Data: 03/04/2024 Compartilhe esta notícia
 
 
Café Bem Cedo 2
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Novalar
sobreira
Adubar no Site
LORYAL
Tigrão Veículos

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus