25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 16/12/2021 Compartilhe esta notícia

Seagri promove encontro com produtores de grãos para debater cooperativismo no Vale do Jamari

Com o propósito de apresentar a forma de atuação do cooperativismo aos produtores de grãos do Vale do Jamari, em Rondônia, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), promoveu na quarta-feira (15), o ‘I Encontro sobre Cooperativismo do Vale do Jamari’, no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acia), em Ariquemes.

O evento contou com a participação de representantes de cooperativas de produção e de crédito, além do presidente da Cooperativa Mista Agro Industrial da Amazônia (Copama), de Vilhena, Fabio Andreazza, o qual explanou sobre os resultados obtidos com a produção de grãos na Região do Cone Sul do Estado. 

Para o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, o encontro atende os anseios dos produtores de grãos da região, que enxergam a necessidade de atuação em um formato de cooperativa.

“A Seagri e o Governo do Estado são grandes incentivadores do associativismo e cooperativismo. Promovemos esse encontro e convidamos alguns parceiros, como a Copama, que é uma cooperativa que está em franco desenvolvimento no Estado, para fazerem a apresentação de um novo modelo de cooperativismo. Temos que fortalecer as cooperativas que já existem e esperamos que em um futuro próximo, a Copama possa abrir uma filial na região do Vale do Jamari para atender os produtores de soja, milho e arroz”, destacou.

Cooperativismo moderno foi apresentado aos produtores de grãos do Vale do Jamari

 

O diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Luciano Brandão, acredita que o cooperativismo será um grande fator para o desenvolvimento do agronegócio em Rondônia. “É um modelo que está avançando bem, seja para o produtor de pequena, média ou grande propriedade, pois facilita não só a comercialização e exportação dos produtos, como também auxilia na compra de insumos de uma forma mais organizada e mais barata, além de facilitar o acesso ao crédito rural e no licenciamento ambiental”, comentou.

Atento aos assuntos abordados durante o encontro, estava Antônio Carlos Vidotto, que é produtor rural e secretário de agricultura do município de Monte Negro. “Vamos levar aos outros produtores, sobre a importância da cooperativa, principalmente no acesso aos implementos e insumos. É mais complicado o produtor conseguir tudo sozinho. Hoje temos muitos produtores interessados no ramo, mas não conseguem viabilizar sozinhos a produção. Acredito que a cooperativa trará mais benefícios, seja na geração de renda para o próprio produtor, como também para o município e Estado”, contou.

Fonte
Texto: Jeferson Almeida
Fotos: Jeferson Almeida
Secom - Governo de Rondônia

Data: 16/12/2021 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
sobreira
Adubar no Site
moto mil
LORYAL
Novalar
Tigrão Veículos
Café Bem Cedo 2

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus