25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 15/04/2024 Compartilhe esta notícia

 

 

Deputado Pedro Fernandes presidirá audiência pública sobre a região do Soldado da Borracha

 
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, presidirá uma importante audiência pública na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, às 18 horas. O evento será realizado na quadra poliesportiva ao lado da Feira Municipal de Cujubim e abordará questões cruciais relativas à Estação Ecológica Soldado da Borracha.

Estabelecida em 2018 e localizada entre a capital, Porto Velho, e o município de Cujubim, a Estação Ecológica tem sido o centro de um impasse significativo, pois mais de 700 propriedades rurais foram afetadas pela sua criação. “Os moradores, que não foram consultados antes da transformação da área em reserva, encontram-se agora em uma situação delicada, sendo considerados invasores de suas próprias terras”, comenta o deputado Pedro.

A audiência pública visa dar voz a esses moradores, além de reunir órgãos de controle, o judiciário e o governo de Rondônia para discutir a situação. Essa reunião é parte dos esforços contínuos que, através da CPI das Reservas Ambientais, presidida pelo deputado Alex Redano (Republicanos) com o deputado Pedro Fernandes como relator, buscam revisar os critérios e a legalidade na criação de tais reservas.

Durante a audiência, o deputado Pedro levantará questões sobre a viabilidade da estação ecológica e discutirá alternativas mais adequadas para conciliar as necessidades de conservação ambiental com as atividades econômicas locais, como a agricultura e a pecuária. Um dos pontos críticos a serem debatidos é a dificuldade enfrentada pela indústria madeireira local, crucial para a economia de Cujubim, que tem enfrentado obstáculos para transportar madeira proveniente da Gleba Rio Preto, fruto de planos de manejo florestal, devido às restrições impostas pela Sedam.

"Ouvir a voz das pessoas é a pedra fundamental para uma legislação justa e eficaz. A audiência pública não é apenas um evento, é uma plataforma para que todos os envolvidos sejam ouvidos e possam influenciar diretamente as decisões que moldam o futuro de nossa região. Estamos comprometidos em fazer isso da maneira certa, com o objetivo de que ninguém seja deixado para trás nesta crítica situação criada há seis anos", declara o deputado Pedro Fernandes.

A audiência pública não busca apenas esclarecer e resolver essas questões, mas também propor um novo regime para a reserva que permita uma coexistência harmoniosa entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental.
 
 

FONTE: ASSESSORIA

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: lnk.bio/TVPCanal35

Data: 15/04/2024 Compartilhe esta notícia
 
 
Tigrão Veículos
moto mil
Adubar no Site
sobreira
Café Bem Cedo 2
Novalar
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus