25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Brasil » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 24/12/2023 Compartilhe esta notícia

 

Confúcio Moura afirma em evento de catadores de recicláveis que eles são agentes ambientais importantíssimos ao País

Nesta sexta-feira (22), durante o 20º Natal dos Catadores de Materiais Recicláveis, evento realizado na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, com a presença do presidente Lula, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) disse que o seu mandato no Congresso Nacional tem sido aliado inegociável desses profissionais que transformam o lixo em utilidades e são agentes ambientais fundamentais para a sociedade brasileira.

O senador afirmou que a categoria dos catadores de materiais recicláveis precisa de apoio e elogiou o evento. “Acho fundamental esse encontro. Primeiro, pra dar uma injeção de coragem a todos os catadores do Brasil, dizer que nenhum deles está sozinho.  A grande rede de solidariedade existente entre eles os tiram da invisibilidade e promovem a importância desse trabalho extraordinário que é a coleta de materiais recicláveis nas cidades. É um trabalho fenomenal, extraordinário mesmo. Todos os municípios e estados brasileiros devem apoiar”, explicou.

O Presidente Lula falou da importância do trabalho dos catadores e catadoras do Brasil e reforçou o pedido de atenção aos seus ministros à categoria de catadores recicláveis e disse que 2023 foi o ano de recuperar o país. “Este ano foi pra gente arar a terra, ajeitar a terra, colocar a semente, e agora nós temos que ficar jogando água, porque daqui a pouco, tudo que a gente sonha, vai brotar. O que eu quero é que vocês deixem de ser invisíveis” discursou o Presidente.

O evento em Brasília é uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e contou com a presença de 43 catadores do estado de Rondônia. Desde 2009 é realizado com uma programação que envolve especialistas em resíduos, Governos Federal e Estaduais, catadores de materiais recicláveis, empresas e instituições de apoio, com o objetivo de discutir políticas eficiente na coleta e reciclagem dos resíduos sólidos, promovendo a inclusão social e o fortalecimento da rede de cooperativas para melhorar as condições de trabalho e renda para os catadores e catadoras.

Em tempo

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) mostrou o perfil dos catadores de material reciclável e apontou que existem mais de 380 mil destes profissionais no Brasil e, em média, eles ganham pouco mais de um salário mínimo. De acordo com os estudos, a Região Sudeste concentra 41% dos trabalhadores. A pesquisa ainda aponta que os negros representam 66% dos catadores no país.

 

Por outro lado, é a categoria com maior propensão ao cooperativismo e ao associativismo, formas de organização que multiplicam as chances de melhorar a renda e ganhar em escala. No entanto, o ganho mais significativo do modelo organizacional adotados pelos trabalhadores com materiais recicláveis é a rede de solidariedade existente entre eles.

  

FONTE: ASSESSORIA

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: lnk.bio/TVPCanal35

Data: 24/12/2023 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
Novalar
Adubar no Site
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
moto mil
Café Bem Cedo 2
LORYAL
Tigrão Veículos

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus