25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 20/08/2022 Compartilhe esta notícia

Cadeia produtiva do peixe é destacada durante a 8ª edição do 'Dia do Campo em Psicultura' em Theobroma

Com o objetivo de promover o reencontro da cadeia produtiva, discutir estratégias sobre o pescado nativo e apresentar pesquisas do melhoramento de peixes nativos, aconteceu nesta sexta-feira (19), a 8ª edição do “Dia do Campo em Psicultura”, que foi realizado na Fazenda Agrofish Nova Aurora, no município de Theobroma.

O evento, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia – Acripar e a Agrofish, tem o apoio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater e da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri.

Depois de dois anos sem a realização devido à pandemia, o “Dia de Campo em Psicultura” contou com a participação de mais de 600 pessoas, que participaram de palestras, debates, encontro entre psicultores, técnicos e estudantes do segmento.

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura - Seagri, Janderson Dalazen, acentuou que a psicultura avançou em todo o Estado, graças ao trabalho de todos os produtores que têm atuado em massa nesta cadeia produtiva, levando Rondônia a obter grandes resultados.

O govenador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, esteve presente na 8ª edição do “Dia do Campo em Psicultura” e destacou o fortalecimento da cadeia produtiva do peixe, citando que o Estado é o maior produtor de peixes nativos em cativeiro da região Norte e do Brasil.

O prefeito do município de Theobroma, Gilliardi Gomes, disse que a agricultura familiar começa ainda na base, com a educação infantil. "Estamos em busca de mais conhecimento sobre a psicultura, para gerar emprego e renda em nosso município".

ASSINATURA

Durante o evento, houve o ato de assinatura da Lei n° 5.212 que altera, acresce e revoga dispositivos da Lei n° 5 280, que dispõe sobre a Política Estadual de Sustentabilidade da Agricultura. A pedido do setor produtivo, a Lei sofreu uma alteração e vai passar a conter alguns pontos, como mais clareza nas definições técnicas; ampliar para até 10 hectares de lâmina d'água o licenciamento ambiental simplificado e garante a isenção de taxas de licenciamento para agricultores familiares.

No ato da assinatura, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, declarou que foram criadas várias demandas positivas. "O Tambaqui, passou a ser conhecido em outros Estados do Brasil, e até mesmo em outros lugares do mundo. Vamos crescer mais na exportação, temos tudo para ser primeiro lugar em criação de peixes nativos.

PSICULTURA DO ESTADO

Rondônia é o 3º maior produtor de peixes em geral, no Brasil. De acordo com o anuário da Associação Brasileira da Psicultura (Peixe BR 2020), a produção de peixes nativos em cativeiro em Rondônia foi de 68.800 toneladas em 2019 e de 59.600 toneladas em 2021.

TAMBAQUI

A produção de Tambaqui representa 90% da produção do Estado de Rondônia. O Tambaqui ocupa a 3ª posição nas exportações de pescado do Brasil. Nos últimos três anos, Rondônia exportou cerca de 193.900 toneladas do peixe.

PROJETO PRIDE

O Governo de Rondônia recebeu o projeto israelense “Pride”, que significa orgulho. O projeto visa fortalecer as ações de aquicultura, por meio da criação de Tambaqui em propriedades rurais.

O investimento do empreendimento é de U$ 80 milhões e com a implantação do “Projeto Pride”, a projeção é que sejam gerados cinco mil postos de trabalho.

FAZENDA AGROFISH NOVA AURORA

A Fazenda Agrofish Nova Aurora é localizada em Theobroma, é considerado 2° maior empreendimento de psicultura do Estado. A alta tecnologia permite que a produção seja feita com mais qualidade. Por ano, são produzidos mais de 2.500 toneladas e são distribuídos para outros Estados.

FONTE: Assessoria

Data: 20/08/2022 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar no Site
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
Tigrão Veículos
LORYAL
moto mil
sobreira
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus