25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » CULINÁRIA » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 09/12/2019 Compartilhe esta notícia

PEGANDO O BASTÃO

Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar... Atos 1:1-11

Nós cristãos falamos muito do trabalho que Jesus completou na cruz, “está consumado” (tetelestai). Ele completou a obra da redenção que só Ele poderia fazer. Mas tem algo que Jesus não terminou, veja Atos1.1: Em meu primeiro Livro, relatei a você, Teófilo, tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar. O livro de Atos é uma continuação do que Jesus começou.

1) Mensagem correta (vv. 1-2) - Jesus ensinou os apóstolos até o momento da Sua ascensão. Ensinou-os no Monte das Oliveiras, ensinou-os no cenáculo, ensinou-os em Samaria, ensinou-os no Mar da Galileia. Jesus continuamente ensinava a Palavra de Deus. E aqui, 40 dias depois da sua ressurreição, depois de confirmar a Palavra de Deus a respeito da sua ressurreição, Ele continuou ensinando, dando mandamentos, para ter certeza de que eles tinham a mensagem correta.

Se quisermos ser cristãos bem-sucedidos aos olhos de Deus, precisamos nos debruçar nas Escrituras, estudar e conhecê-la bem, porque o mundo aí fora é dominado por Satanás e ele fará de tudo para acabar com o que conhecemos de Deus. Veja, por exemplo, como os jovens sucumbem às ideologias contrárias à Verdade de Deus. O que geralmente vem acompanhado de “ah, mas essa é a sua verdade”.

Se formos honestos, veremos o quão biblicamente analfabetos somos, independente da idade. O teólogo Walter Martin fez um estudo e concluiu que a média dos cristãos pode ser vencida, sobre as diferenças doutrinárias, por um Testemunha de Jeová com 90 dias de estudo, e isso levaria apenas 30 minutos.

“Jesus começou a fazer e a ensinar até o dia em que foi levado para o céu, depois de dar a seus apóstolos escolhidos mais instruções por meio do Espírito Santo”. Para continuar o trabalho de Jesus, para pegarmos o bastão, temos que ter a mensagem correta e, para isso, temos de conhecer a Palavra de Deus.

O IBGE diz que o Brasil tem mais de 30% da população composta de evangélicos. Por que o Brasil continua sendo o país da malandragem, do jeitinho, da mentira? Creio que muito disso se deve ao evangelismo centrado no “eu”, conhece? “Eu era isso, era aquilo, fazia isso, fazia aquilo” Aí fala da sua vida: “fiz isso e aquilo... porque você não faz o mesmo?” Testemunho é bom? Sim, mas pra chegar até Cristo, o testemunho tem que ser do que Jesus fez na cruz. Não devemos ser contra testemunhos, porém devemos cuidar para apresentar o conteúdo, as verdades Bíblicas a respeito do homem pecador e de Jesus, que é Senhor e Salvador (cf. 2 Pedro 1.16).

E, obviamente, como Jesus que “começou a fazer e a ensinar”, temos de fazer o mesmo. A vida cristã corrobora a mensagem da cruz; não pregamos o Evangelho com a nossa vida, mas com ela corroboramos o que pregamos, falamos e ensinamos do Evangelho.

2) Manifestação correta (v. 3) – Durante os quarenta dias após seu sofrimento e morte, Jesus apareceu aos apóstolos diversas vezesEle lhes apresentou muitas provas claras de que estava vivo e lhes falou do reino de Deus.

Em João 20.19 Jesus aparece aos discípulos. Ao entardecer daquele primeiro dia da semana, os discípulos estavam reunidos com as portas trancadas, por medo dos líderes judeus. De repente, Jesus surgiu no meio deles e disse: Paz seja com vocês!.

Tomé não estava lá e diz que só acreditaria vendo. Oito dias depois (v. 26) a mesma situação: portas trancadas, medo, Jesus chega de novo e diz: Paz seja com vocês! Tomé coloca o dedo na ferida e (v. 28) diz, Meu Senhor e meu Deus! E no v. 30 é dito: Os discípulos viram Jesus fazer muitos outros sinais além dos que se encontram registrados neste livro. Estes, porém, estão registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.

Em 1 Coríntios 15.4 também é dito que Jesus apareceu para Pedro, depois aos 12 e depois para 500 pessoas. Após isso, apareceu a Tiago e por fim a Paulo, mas por quê? Porque era necessário que eles soubessem que Jesus estava vivo, para continuar a obra de Cristo.

Não podemos pegar o bastão e continuar a corrida da vida cristão olhando para o Alvo, a menos que essa realidade de que Cristo vive flua em nós, em nossas conversas, pensamentos, momentos de comunhão, e de lazer (cf. 1 Pedro 1.8).

3) Poder correto (v. 4) - “Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes a seguinte ordem: ‘Não saiam de Jerusalém até o Pai enviar a promessa, conforme eu lhes disse antes”. Jesus disse: “não façam nada ainda, esperem a promessa do Pai”. Mas qual promessa? Lucas 11.13: Portanto, se vocês que são pecadores sabem como dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai no céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem.(cf. João 14-16).

“João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”. Esse é o conceito de batismo no Espírito Santo (cf. 1 Co 12.13). Todo o Cristão, no momento da sua conversão, é batizado pelo e no Espírito.

Interessante notar (v. 5) o uso passivo do verbo, “são batizados”. Não é por merecimento ou opção humana, mas pela soberania de Deus. Não existe esforço humano envolvido. O Espírito desce e qual o resultado? Poder! É o que Jesus está falando aos discípulos, “terminem o que comecei, vou dar as ferramentas que vocês precisam, o poder da habitação do Espírito Santo.

4) Mistério correto (v. 5-7) - João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo” (cf. Ezequiel 36.26-27). Então os que estavam com Jesus lhe perguntaram: Senhor, será esse o momento em que restaurará o reino de Israel?’ Ele respondeu: O Pai já determinou o tempo e a ocasião para que isso aconteça, e não cabe a vocês saber.

É bom sonhar com o futuro nos novos céus e nova terra com Cristo? Sim! Mas a motivação para tal está na urgência de se pregar o evangelho e viver uma vida piedosa, e não ficar apenas sonhando com o Céu. Devemos estudar diligentemente a Palavra de Deus, orar constantemente, pregar o Evangelho a todo momento, trabalhar no ministério, servir ao corpo, discipular uns aos outros! Ocupe o tempo que Deus te deu fazendo o que vai durar para sempre. Mas será que vai demorar? Creio que nossa preocupação deve ser em viver pra Deus e não para nós.

5) Missão correta (v. 8) - Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda a parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra.

Esse é o resumo do livro de Atos. A primeira parte do livro lida com Jerusalém e Judeia, a segunda com Samaria, e a terceira (a partir do capítulo 13) com os lugares mais distantes (confins) da terra. Isso é espalhar o Evangelho! E qual a nossa missão? Nossa missão é sermos testemunhas (cf. 1 João 1.1). E o interessante é que não tem como não ser uma testemunha: ou somos boas ou más testemunhas dEle. E o que temos sido? Imagine a cena de um tribunal: Deus é o juiz, Jesus está sob julgamento, o Espírito Santo é o advogado de defesa que te chama para testemunhar sobre Jesus para o mundo, o júri. Qual é o testemunho que temos dado?

Vale frisar que a palavra testemunha em grego é a palavra martyres, de onde tiramos nossa palavra “mártir”. Originalmente essa palavra significava apenas testemunha, mas muitos cristãos morreram nos primeiros séculos testemunhando do nosso Senhor Jesus, fazendo com que a palavra acabasse virando sinônimo de morte por Cristo. “Serão minhas testemunhas, meus mártires.”

6) Motivação correta (vv. 9-11) - Depois de ter dito isso, foi elevado numa nuvem, e os discípulos não conseguiram mais vê-lo. Continuaram a olhar atentamente para o céu, até que dois homens vestidos de branco apareceram de repente no meio deles e disseram: Homens da Galileia, por que estão aí parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que foi elevado no meio de vocês ao céu, voltará do mesmo modo como o viram subir!

Qual a nossa motivação para servir? O que o texto disse? Jesus voltará! Se formos fazer algo, tem que ser agora, hoje!

Jesus está voltando, queridos, e se isso não é motivação, tem algo de muito errado conosco! Devemos ansiar chegar ao final da vida com o sentimento, diante de Deus, de ter completado a corrida, com o bastão que peguei do Senhor Jesus (cf. 2 Timóteo 4.6-7).

Todo aquele que já nasceu de novo, ou seja, que foi salvo por Jesus na cruz, que se arrependeu dos seus pecados, que tem a Cristo como Senhor e Salvador, que tem o Espírito Santo habitando dentro de si, pode olhar para o futuro e terminar a corrida. Porque temos o Espírito Santo habitando dentro de nós, temos tudo o que precisamos para maximizar nosso ministério. Temos tudo, a única coisa faltando é nosso comprometimento em usar essas coisas para a glória dEle.

O futuro de que Jesus voltará é motivação para você?


Leandro Pasquini

Data: 09/12/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
Café Bem Cedo 2
moto mil
sobreira
Tigrão Veículos
LORYAL
Adubar no Site
Novalar
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus