25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 09/12/2019 Compartilhe esta notícia

Prefeitura, SENAR e Sindicato Rural de Ariquemes capacitam 15 produtores em curso de cacau tecnificado

Curso teve duração de 32 horas-aula e os agricultores receberam aulas sobre técnicas de clonagem e aprender a produzir mudas do cacau tecnificado.


A conclusão do Curso de Cacau Tecnificado para 15 produtores rurais aconteceu nesta sexta-feira (6). Os agricultores receberam aulas práticas sobre as técnicas de clonagem e na produção de mudas do cacau tecnificado. A capacitação foi promovida pela Prefeitura de Ariquemes, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC) e Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato dos Produtores Rurais.
O Coordenador do curso, Joalisson Gonçalves, explicou sobre os ensinamentos repassados aos produtores durante o dia de campo, realizado em uma propriedade, na última quinta-feira (5).
“Mostramos o processo de se fazer o cacau clonal. Coletamos algumas hastes e a mudas já estavam sendo produzidas a algum tempo, quando chegam na faixa etária de três a quatro meses, elas já estão aptas para serem clonadas. O ideal é que o processo da clonagem seja feito no período da manhã, por conta do clima mais fresco e o material selecionado tem que ser pego no menor tempo possível, para que as hastes não percam a viabilidade do procedimento.” Detalhou.


O curso teve a duração de 32 horas de aulas práticas e teóricas, sendo que o objetivo foi o de capacitar os agricultores na produção do cacau e fomentar o negócio na região.
De acordo com a Secretária da SEMAIC, Gilva Fernandes, salientou que a produção do cacau tecnificado traz mais rentabilidade ao agricultor, por ele produzir em um período de tempo maior durante o ano. “A secretaria em parceria com o SENAR tem ampliando os trabalhos da produção da lavoura cacaueira, incentivando a substituição do cacau seminal pelo cacau tecnificado, por ser um cultivo mais rentável.”, Comentou.
Segundo o Presidente do Sindicato Rural, Dilermando Teodoro, o curso fecha o ciclo de capacitações desenvolvidas pela parceria entre a Prefeitura, SENAR e Sindicato Rural e os resultados foram os melhores possíveis, com a capacitação de aproximadamente 1.600 produtores rurais.
“Ariquemes já foi um grande produtor de cacau e nós estamos acreditando e apostando o cultivo novamente em pequenas lavouras, pois irá atender o pequeno produtor e a economia familiar. O cacau tecnificado produz praticamente o ano inteiro, então ele traz renda ao pequeno produtor e trazendo renda, aumenta a qualidade de vida e gera riqueza para o município. Essa é a maneira que encontramos para potencializar o produtor rural e os seus produtos na região.” Citou.

Fonte: Ariquemes.ro.gov.br

Data: 09/12/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar no Site
moto mil
Novalar
Tigrão Veículos
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
sobreira
LORYAL

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus