25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 20/09/2017 Compartilhe esta notícia

Adelino Follador destaca Dia de Campo realizado pela Ceplac para abordar produção de cacau clonal

O deputado Adelino Follador (DEM), durante seu discurso na sessão desta quarta-feira (20), registrou o Dia de Campo realizado em Buritis, para o lançamento do Programa de Expansão da Cacauicultura Brasileira da Câmara Setorial da cadeia produtiva da amêndoa.

O evento foi idealizado pela Ceplac, em parceria com a Emater, Seagri e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com o objetivo de abordar a produção de cacau clonal. A inovação tecnológica que a Ceplac vem aplicando na cacauicultura do Estado é baseada na adoção de novas práticas de manejo por conta do uso do cacau clonal, objetivando garantir maior produtividade nas lavouras com custo de produção minimizado.

Follador disse ter sido uma reunião produtiva, que criou para os agricultores uma expectativa positiva em relação a plantação do cacau clonal. Segundo o deputado, Rondônia tem avançado economicamente graças a produção de café clonal e com recursos da Ceplac, para a produção de mudas de cacau clonal via Emater, o cultivo da amêndoa também poderá representar mais um salto para a economia do Estado.

“As mudas deverão ser entregues aos produtores rurais como forma de incentivar a diversificação de plantios nas propriedades. Assim, quando uma espécie não tiver com bom preço no mercado, os agricultores poderão ter outra opção para compensar”, observou Follador.

Segundo o deputado, o cacau clonal representa uma excelente alternativa para todo o Estado. O parlamentar disse como produtor, que aprendeu a plantar cacau e conseguiu comprar suas terras nos anos de 1983 a 1985, graças ao cultivo da amêndoa que na época era comercializada com excelente valor.

Follador ressaltou, ainda, que hoje, com os avanços da tecnologia, é possível produzir mudas resistentes a pragas, a exemplo da vassoura de bruxa.

O Dia de Campo contou com a presença de diversas autoridades, como o diretor nacional da Ceplac, Juvenal Maynart, o secretário da Seagri, Evandro Padovani, Cacildo Viana da Silva, superintendente regional da Ceplac, o senador Valdir Raupp (PMDB), deputada federal Marinha Raupp (PMDB), o deputado estadual Edson Martins (PMDB), além do prefeito de Buritis, Roni Irmãozinho (PDT), vereadores e representantes de entidades e órgãos públicos da região.

 

ALE/RO - DECOM – Juliana Martins
Foto: Ana Célia

Data: 20/09/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
moto mil
LORYAL
Novalar
Tigrão Veículos
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus