25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 14/07/2017 Compartilhe esta notícia

SIPAM PREVÊ CHEGADA DE FRIAGEM NO INICIO DA PRÓXIMA SEMANA

 

A Divisão de Meteorologia e Climatologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia do Centro Regional de Porto Velho, que tem sua área de atuação nos Estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso, informa a chegada de mais uma massa de ar polar em nossa região. As temperaturas devem baixar em todo o Sul da Amazônia, e os ventos intensos irão mudar sua direção para Sul. Esta Friagem, que será de intensidade moderada, deve atingir o Sul da Amazônia nas primeiras horas da próxima segunda-feira, 17 de julho de 2017, sendo percebida primeiramente na região do Pantanal Mato-Grossense e no Sul de Rondônia. No decorrer da tarde a friagem atingirá a região Central e o Oeste de Rondônia e o Sul do Acre, chegando às demais regiões de Rondônia e do Acre somente no decorrer da noite do mesmo dia. Por ser de intensidade moderada, não perceberemos quedas acentuadas nos valores de temperatura. No entanto, como as temperaturas mínimas, que geralmente ocorrem pela madrugada ou nas primeiras horas do dia, estão baixas por conta das perdas radiativas ocasionadas pelas condições de céu aberto, sem nuvem e baixa umidade, associada ao aumento da intensidade dos ventos, a sensação térmica deixará o tempo agradável em todas regiões, principalmente nas primeiras horas do dia.

A umidade do ar deve continuar baixa em todo o Sul da Amazônia no decorrer da próxima semana, devido à falta de chuva na região.

As baixas umidades causam desconforto, dores de cabeças e tonturas, acontece o ressecamento dos olhos, pois o filme lacrimal se evapora muito rapidamente, causando ardência e coceira nos olhos, devemos ter muito cuidado e manter as mãos sempre lavadas, pois se as mesmas estiverem contaminadas podem provocar conjuntivite que é muito comum neste período. Além dos olhos o nariz, boca e garganta são diretamente afetados. O ressecamento do nariz pode romper alguns vasos sanguíneos fazendo com que o mesmo possa vir a sangrar. A garganta seca causa tosse e é muito comum os casos de bronquites nesse período principalmente entre as crianças e idosos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), estabelece os seguintes critérios sobre a baixa Umidade Relativa do Ar:

 

30% - 20% - Estado de Atenção

20% - 12% - Estado de Alerta

12% > - Estado de Emergência

 

 

·         Deve-se evitar exposição prolongada ao sol neste período entre as 10h e às 16h, principalmente evitar atividades físicas ao ar livre;

·         Beba bastante água para manter sua garganta e o corpo sempre hidratado;

·         Procure usar roupas leves principalmente nos dias em que as Temperaturas do Ar ultrapassarem os 28°C;

·         Durma em locais Arejados e umedecidos, para isso utilize umidificadores de ar, toalhas molhadas ou vasilhas cheias com água;

·         Evite o choque térmico, ao sair de um lugar muito frio para outro extremamente quente e vice-versa;

·         Evite Banhos quentes;

·         Use Protetor solar;

·         Para os olhos e o nariz pode-se utilizar o soro fisiológico para mantê-los hidratados.

·         Se sua saúde piorar, procure um médico.

 

 

Nesse período também é muito comum as queimadas na nossa região, sendo elas provocadas de forma natural, acidental ou criminosa. Porém o tempo seco é preocupante pois aumenta as possibilidades de ocorrências de focos de queimadas, além de causar problemas de saúde, na sua maioria, respiratórias, principalmente em idosos e crianças.

 

 

 

Fonte: SIPAM-CRPV

 

Data: 14/07/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
moto mil
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
Adubar no Site
Café Bem Cedo 2
sobreira
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus