25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 02/06/2017 Compartilhe esta notícia

No início era apenas um restaurante, hoje é a maior franquia de comida oriental

 

Saiba como Robinson Shiba se transformou em um dos mais respeitados empresários brasileiros com rede de franquia de comida oriental
Com o tema “Acredite em você, sempre!”, o empresário Robinson Shiba contou um pouco da sua trajetória de vida em palestra realizada na cidade de Ariquemes, nesta quinta (01). O evento reuniu cerca de 400 pessoas interessadas em aprender um pouco do segredo do sucesso de um dos maiores empresários do país.
Robinson Shiba contou um pouco da trajetória de sua família, a partir do seu avô que migrou do Japão para o Brasil. Também falou do pai, que trabalhava como dentista, profissão que ele começou a cursar faculdade. “No meio da faculdade eu convenci meu pai de que eu deveria ir para os Estados Unidos aprender uma nova língua e ele bancou a minha viagem”, lembra Shiba.
Foi na viagem ao EUA, que o então acadêmico de odontologia conheceu a venda de comida chinesa em caixas de papelão apropriadas. “Depois que fui assaltado e perdi todo o meu dinheiro, eu fui trabalhar em um restaurante de comida chinesa e foi daí que eu tive a ideia de montar um restaurante parecido aqui no Brasil”, explica.
De volta ao Brasil, Shiba foi orientado pelo pai a concluir a faculdade. “Meu pai queria que eu estudasse, mas sempre me incentivou na minha carreira”. Só após a graduação é que começou o planejamento para abrir o primeiro restaurante da marca China In Box, em 1992 no auge de uma crise econômica brasileira. “Para muitos era uma crise, mas para mim era uma oportunidade de negócios, pois os alugueis estavam mais baratos e eu tinha um produto inovador para os consumidores”.
Rapidamente, o restaurante se transformou em franquia e 90 unidades já funcionavam em território brasileiro. “Foi aí que eu tive a grande ideia de internacionalizar a minha marca. Queria levar comida chinesa para a Argentina e México. Eu só esqueci de perguntar se lá o consumo desse produto era grande. Não deu certo e tivemos que encerrar a operação naqueles países”, alerta o empresário sobre os erros que as pessoas que não planejam bem o seu negócio podem cometer. “Eu estava cheio de soberba, achando que tudo o que eu fizesse seria bem sucedido, mas estava errado”.
Com o foco agora no Brasil, a franquia se especializou e profissionalizou os departamentos da empresa e hoje já possui cerca 160 unidades no Brasil, tornando-se a maior rede delivery de comida oriental da América Latina. “Não desista nunca. A minha maior satisfação e mostrar que hoje empregamos 4,5 mil pessoas e que a partir de hoje pode surgir aqui um novo empresário para empregar mais pessoas ainda. Você não pode desistir dos seus sonhos”, finalizou.
 
CASO DE SUCESSO
Para a empresária Rosangela Silveira, a história de vida de Robinson Shiba é motivadora. “Eu vi que a família dele queria que ele se torna-se um profissional em odontologia, mas ele não se acomodou e foi atrás do sonho de ser um grande empresário”.
Já o comerciante Augusto Félix Silva disse que a necessidade de planejar o negócio, seja ele pequeno, médio ou de grande porte foi o que mais chamou a sua atenção. “Sem planejamento e sem um pouco de ousadia a gente não sai do lugar”, avalia.
Para a gerente da regional do Sebrae em Ariquemes, Maria Cristina Marques, a palestra de um empresário bem sucedido vai além do conteúdo motivacional. “É uma palestra que inspira as pessoas em suas atividades diárias. É a prova de que é possível vencer e ser bem sucedido, mesmo começando um pequeno negócio”, lembra.
A palestra com Robinson Shiba é uma realização do Sebrae em Ariquemes em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA).

ASSESSORIA
Data: 02/06/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
sobreira
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
Café Bem Cedo 2
moto mil
LORYAL
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus