25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 26/05/2017 Compartilhe esta notícia

Mary, a pedagoga que desata os nós da burocracia no campo

Na agricultura familiar, agroindústria, agroecologia e convênios, Mary Braganhol é uma unanimidade. Entre os pequenos produtores há sempre alguém com uma história de sucesso em que a secretária adjunta da Agricultura do estado está envolvida. Modesta, apenas sorri diante dos elogios. “Tenho a oportunidade de trabalhar e defender políticas públicas que atendem o homem do campo. Isto me realiza”, diz sobre o cargo que exerce.

As lideranças da agricultura familiar costumam dizer que Mary é mestra na arte de desatar os nós burocráticos que costumam retardar a chegada de um equipamento, por exemplo.

Na secretaria de Agricultura Mary atua exatamente na área burocrática. Divide tarefas com o secretário Evandro Padovani. Cada um numa área específica. Mas Mary faz questão de cumprir pelo menos dois dias do expediente nos municípios. É onde tem contato direto com a legião de trabalhadores que faz a agropecuária avançar.

Nestas visitas trata dos gargalos que eventualmente podem impedir que algum projeto se desenvolva plenamente. As conversas, muitas vezes na cozinha dos agricultores, orienta, estimula e reforça os compromissos com as famílias. É também o momento de realimentar o entusiasmo com o potencial produtivo da região.

Há 11 anos neste universo, Mary está acostumada com realidades contrastantes, mas que a enchem de orgulho. “Às vezes, a pessoa te recebe num ambiente humilde, mas tem uma camioneta Hylux na garagem. É fruto de um trabalho devotado delas”, observa.

A missão nestas empreitadas é basicamente a mesma: ouvir e instruir. “Temos casos em que a pessoa decide fazer exatamente o que o vizinho faz, na esperança de ser bem sucedida. O correto é investir as forças em algo cause satisfação”, acrescenta.

Nas andanças, muitas vezes dirigindo o próprio veículo, observou que as novas gerações são mais receptivas às tecnologias oferecidas para produzir mais e com qualidade. “Os pais costumam resistir. Os filhos se abrem mais para o que é inovador”, detalha.

A fixação das novas gerações nas propriedades rurais, ao invés de buscar novos caminhos na área urbana são, na avaliação de Mary Braganhol, uma necessidade que se concretiza através do crédito fundiário. Refere-se aos recursos oficiais destinados à aquisição de terras, com bons prazos de carência em condições vantajosas de pagamento.

A secretária adjunta da Agricultura, que não consegue circular na 6ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, sem ser abordada, veio para Rondônia em 1980. E sua trajetória no serviço público não começou com a agropecuária.

PEDAGOGA

Ela é pedagoga e trabalhou com o então prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura em 2005, na área social.

No ano seguinte, como o governo federal tinha recursos para áreas que o então prefeito considerava estratégicas para sua administração, pediu que Mary cuidasse dos projetos para agroindústria, Programa de Aquisição de Alimentos, Banco de Alimentos e Banco do Povo.

Em 2007, os programas estavam consolidados e dando os resultados pretendidos por Confúcio, que ganhou o prêmio nacional como Prefeito Empreendedor.

Como governador, Confúcio trouxe Mary para sua equipe. “O governador, além de pensar no estado para as futuras gerações, também se volta para atender os pequenos. Nos identificamos aí também”, conclui.

Leia mais sobre a RRS

 

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Data: 26/05/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
Tigrão Veículos
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
sobreira
Café Bem Cedo 2
Novalar
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus