25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 18/04/2017 Compartilhe esta notícia

Follador propõe audiência pública para discutir compra irregular de mudas de café

Proposta pelo deputado Adelino Follador (DEM), a audiência pública do café, marcada para o próximo dia 27, às 9h, na Assembleia Legislativa, pretende discutir toda a questão e os problemas que envolvem a compra e distribuição de mudas de café pelo Governo que, segundo o parlamentar, disseminou uma crise no setor provocada pelo nematoide, uma doença grave detectada nas mudas adquiridas, e que promete fazer um estrago nas próximas safras de café.

De acordo com o deputado, estão convidados para audiência os titulares e técnicos da Secretaria e Estado da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron), além dos produtores que fornecem as mudas para o Governo.

“Eles demonstraram grande interesse em participar e colaborar para a solução do problema”, salientou Adelino Follador.


Plantio fora de época

Adelino Follador disse que são muitos os problemas que envolvem a compra e distribuição das mudas. Segundo ele, o projeto do Governo é adquirir 3 milhões de mudas para distribuir entre os produtores do Estado.

Para o deputado, o projeto revela uma total falta de planejamento dos órgãos envolvidos, que deixaram de observar o período adequado para compra e distribuição, fundamental para a época certa do plantio.

“E ainda a sanidade das mudas que, conforme é do conhecimento geral, foram atacadas pelo verme nematoide, um parasita que avança contra as raízes do cafeeiro, reduzindo a absorção de água e nutriente, afetando o desenvolvimento e a produção das plantas, que se tornam fracas e chegam até a morrer”, explicou Follador.

Para o deputado, é fundamental reunir todas as autoridades e os próprios produtores, para se buscar uma saída capaz de minimizar os prejuízos, que são de todos.

Follador, que é técnico em agricultura e pecuária com especialização na Suíça, defendeu também a adoção medidas de caráter profilático, para salvaguardar a sanidade dos novos lotes de mudas que forem adquiridas pelo Governo.

“Se não forem adotadas medidas desta natureza, a produção de café de Rondônia vai sofrer um duro golpe nas safras vindouras”, disse o deputado, pedindo a participação de todos na busca de soluções.

 

ALE/RO - DECOM - Assessoria

Foto: Ana Célia

Data: 18/04/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
Café Bem Cedo 2
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site
Tigrão Veículos
Novalar
sobreira
LORYAL
moto mil

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus