25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 16/03/2017 Compartilhe esta notícia

Policia Militar e SEMA realizam patrulhamento fluvial pelos Rios Jamari e Canaã

         No último dia de período defeso (15/03), a Policia Militar com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), realizou mais uma fiscalização e patrulhamento pelos rios Jamari e Canaã.  Por meio de uma portaria, promulgada pela secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o Governo de Rondônia havia proibido a pesca profissional e amadora de qualquer espécie de peixe nos rios e afluentes durante o período de defeso que foi estabelecido a partir de 15 de novembro até 15 de março de 2017.

Como forma de garantir o respeito a essa portaria, a Policia Militar do 7ºBPM e SEMA realizaram vários patrulhamentos fluviais ao longo dos rios, assim como a fiscalização próximo as Usinas Hidrelétricas, tendo em vista que muitos pescadores não respeitam o limite de segurança. Segundo o Tenente De Oliveira, é proibido por lei o acesso à jusante (abaixo) e a montante (acima) da barragem no raio de 200 metros. “Não se pode pescar ou entrar nessa área. Há sinalização (placas e boias), mas as pessoas/pescadores não estão respeitando”, comenta o Policial Militar. Como forma de prevenir a Patrulha Fluvial e SEMA tem orientados os pescadores verbalmente e por intermédio de uma cartilha educativa sobre o respeito ao meio ambiente.

Na última segunda-feira 13/03, a guarnição do Grupo de Operações Especiais (GOE), realizava patrulhamento fluvial em apoio ao órgão de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), pelo Rio Canaã,quando nas proximidades da ponte do B-40 (Joelândia) foram avistados três homens as margens do rio com produtos de pesca.

Foi realizada a abordagem e encontrado 110,2Kg de peixe, um barco de alumínio de casco chato de cor verde camuflado de 4,10mt, uma tarrafa de malha 14, uma malhadeira malha 14 de 40mt e um motor rabeta de 6,5HP 1401x2066. Em desconformidade com o Art. 267 da Lei 1.495/09 do Código Ambiental de Ariquemes, onde os mesmos exerciam a pesca sem a autorização do órgão ambiental competente, estes foram conduzidos e apresentado ao Delegado de Policia para que seja tomada as medidas cabíveis.

Mesmo com o fim do período defeso, haverá constantemente o patrulhamento fluvial, visando a prevenção e o respeito ao meio ambiente em caso que configure a pesca predatória.

 

ASSESSORIA 7º BPM

Data: 16/03/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
moto mil
Adubar no Site
LORYAL
Café Bem Cedo 2
Novalar
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus