25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 07/03/2017 Compartilhe esta notícia

Rondônia terá diagnóstico completo da situação das áreas de florestas plantadas no estado

Até o final deste ano, Rondônia terá o diagnóstico completo da situação das áreas de florestas plantadas no estado. O contrato para realização do serviço foi assinado na manhã desta segunda-feira (6) entre a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a empresa STCP Engenharia de Projetos Ltda, que irá executar o trabalho. O recurso no valor de R$ 330 mil faz parte do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Integral (PDSEAI), do Fundo Amazônia, não reembolsável.

Segundo o coordenador do Programa Floresta Plantada, Edgard Menezes, a realização do diagnóstico da floresta plantada no estado é de suma importância, pois baseado nas informações o governo de Rondônia terá subsídios para tomar decisões para aplicações de recursos, trabalhar preventivamente o uso alternativo do solo, que é muito comum no estado o furto de madeira e, consequentemente, a invasão da propriedade. “Com o diagnóstico, esta prática será combatida de forma mais eficiente”, explicou.

O vice-presidente da empresa STCP Engenharia de Projetos Ltda, empresário Joésio Siqueira, disse que o diagnóstico vai detalhar o grande potencial florestal de Rondônia. “O mais importante desse trabalho é que o estado terá dados concretos para vender para outros estados da federação, bem como, outros países”, enfatizou o empresário.

Trabalho idêntico a empresa STCP realizou no Estado do Mato Grosso do Sul, onde o resultado, segundo Joésio Siqueira, superou as previsões do diagnóstico. O número de hectares de árvores plantadas foi atingido antes do prazo previsto, e três fábricas de celulose estão sendo implantadas naquele estado.

Em Rondônia, o empresário acredita que irá acontecer a mesma coisa. “O estado já oferece segurança jurídica, e o diagnóstico mostrará o grande potencial do setor”, afirmou Joésio Siqueira, ressaltando que com o diagnóstico em mãos é só fazer a divulgação das potencialidades do setor que vão surgir compradores para o produto e investidores interessados em vir para Rondônia.

O titular da Sedam, Vilson Salles, disse que o governo do estado tem trabalhado para desenvolver políticas estruturantes para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que garantir a sustentabilidade e o diagnóstico da floresta plantada faz parte desse processo. O secretário também pediu celeridade na execução do trabalho.

 

 

 

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia
Data: 07/03/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar no Site
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
LORYAL
sobreira
Café Bem Cedo 2
moto mil
Tigrão Veículos
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus