25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 20/05/2016 Compartilhe esta notícia

Rondônia: Educação a distância é revolução no conhecimento, diz governador ao participar de transmissão de aula ao vivo

Desde abril, a partir de estúdios instalados no campus Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), em Porto Velho, começaram a ser transmitidas aulas ao vivo para os 2.200 alunos do 1º ano do Ensino Médio de pelo menos 89 escolas com a supervisão das 18 Coordenadorias Regionais de Educação existentes em Rondônia. Trata-se do projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Ifro, e o apoio do Tribunal de Justiça.

A aula de matemática, iniciada antes das 15h pelos professores Luci Peter e Alex de Souza, teve na tarde dessa quarta-feira (18) a participação surpresa do governador Confúcio Moura, que ao vivo manifestou aos alunos confiança na Educação a Distância (EaD). “Ela preenche um vazio, porque não tem como levar o Ensino Médio a todas as localidades. É uma grande revolução no conhecimento. Se não temos como fazer da forma tradicional em todos os lugares, fazemos daqui. Os professores se qualificaram, estamos colocando para vocês os melhores professores no projeto, com aulas de excelência e as mesmas disciplinas do ensino médio regular”, disse o governador.

No estúdio utilizado pelos professores apresentadores, Confúcio Moura envolveu, além da secretária da Educação, Fátima Gavioli, os parceiros do Ensino Médio com Mediação Tecnológica para também deixarem o testemunho da iniciativa, que no vizinho Estado do Amazonas contribui para reduzir a evasão escolar nessa modalidade de ensino, algo que aflige gestores de diversas partes do País.

“É muito difícil disponibilizar professores do ensino médio para todo o estado. Então, a utilização de tecnologias, como esta, é importante, sem desmerecer o ensino presencial. É uma oportunidade que vocês não podem deixar escapar”, disse o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Isaías Fonseca.

A secretária Fatima destacou o quadro de professores da rede de educação básica do estado, registrando o compromisso do governo com a inclusão digital, o que permite levar conhecimento a localidades distantes, com apenas cinco alunos. A secretária disse, ainda, que Rondônia está provando ao País que pode reduzir a evasão com um novo modelo, atingindo localidades isoladas.

“Vim aqui para dar uma injeção de ânimo, de entusiasmo. Vocês vão se surpreender com vocês mesmos. Há dois caminhos: vocês obterem uma formação profissionalizante e trabalharem próximos a suas famílias, na sua cidade, ou vocês alcançarem a graduação, voarem. O certo é que todos nós, aqui {indicando o desembargador, reitor e a secretária}, conseguimos nos graduar, e vocês também poderão seguir esse caminho”, reforçou Confúcio Moura.

O reitor do Ifro, Uberlando Leite, afirmou que abraçou de imediato a proposta de parceria na mediação tecnológica feita pelo governo estadual por compreender a importância da educação a distância, a necessidade de atender a comunidades distantes. “O desafio é a gente alcançar mais localidades”, ponderou.

Receptor de satélite, roteador, webcam [câmara para videoconferência] com microfone embutido, antena, TV, estabilizador e impressora são os equipamentos das salas de aula a distância. Os alunos têm computadores, assistência de professor e podem participar de testes online e fórum de discussões, interagindo com os professores apresentadores. Em julho, o número de alunos atendidos deverá atingir os três mil.

Alunos de áreas isoladas que não têm condições de prosseguir os estudos se beneficiam do projeto. Quase a totalidade dessa clientela teria que viajar de canoa, barco ou avião, se quisesse estudar nas cidades. Até 2018, os investimentos e o número de alunos devem ser ampliados gradualmente. O total de recursos previstos chega a R$ 17,5 milhões.

COLABORAÇÃO

O governo de Rondônia contou com a colaboração do Amazonas, que doou torres e antenas para que o Ensino Médio com Mediação Tecnológica fosse implantado, contribuindo, ainda, com a experiência da Central de Mídias da Educação, em Manaus, onde técnicos da Seduc de Rondônia puderam conhecer projeto desenvolvido pelo governo amazonense. O governador Confúcio Moura relatou aos estudantes o apoio do  governador José Melo e do hoje senador Omar Aziz.

 

O vice-governador Daniel Pereira e o secretário-adjunto da Educação, Marcio Félix, também estiveram no estúdio.

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Data: 20/05/2016 Compartilhe esta notícia
 
 
Café Bem Cedo 2
sobreira
Novalar
Adubar no Site
LORYAL
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus