25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 11/03/2016 Compartilhe esta notícia

Costa Marques: Secretaria de Segurança implanta sistema de videomonitoramento

Nesta quinta-feira, 10.03, foi inaugurado oficialmente o sistema de videomonitoramento implantado na cidade de Costa Marques.

A aquisição é fruto de convênio, no valor de R$ 539 mil reais, firmado entre o Governo do Estado de Rondônia e a União, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), dentro do projeto de Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron), com intuito de fortalecer os órgãos policiais na zona de fronteira.

Os equipamentos estão instalados no quartel do grupamento da Polícia Militar, fortalecendo o patrulhamento por vigilância, que com apenas um policial pode acompanhar o que acontece em vários pontos da cidade, bem como orientar o trabalho das guarnições nas viaturas com visualização e informações antes não disponíveis.

Ressalte-se que o sistema de videomonitoramento também serve às investigações da Polícia Civil, pois no caso de crimes ocorridos o armazenamento das imagens pode auxiliar no esclarecimento do delito. Dessa forma, o sistema atende a prevenção e repressão criminal.

Costa Marques fica na zona oeste do estado, na fronteira coma Bolívia e possui cerca de 17 mil habitantes, dos quais 14 mil vivem na cidade, mostrando quão relevante será o funcionamento desse sistema de videomonitoramento.

Na localidade a principal atenção é com o fluxo de drogas, armas e de veículos subtraídos, cujos crimes poderão ser combatidos com a ferramenta implantada.

Os resultados já têm aparecido com a redução do número de furtos e roubos, especialmente em estabelecimentos comerciais.

Conforme afirmou o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Dr. Antônio Carlos do Reis, essa é a visão do governador Confúcio Moura, no sentido da utilização da mais moderna tecnologia no combate ao crime.

Com as câmeras a polícia, que não pode ser onipresente, obtém a possibilidade de uma fiscalização mais ampla, cujo efeito pode ser ainda melhor se a população colaborar informando sobre a ocorrência de situações que devam ser analisadas pela polícia.

O sistema permite ampliação, o que poderá ocorrer inclusive em a parceria da sociedade, uma vez que as demandas podem aumentar em decorrência de diversos fatores.

Nos próximos meses o policiamento em Costa Marques será reforçado, com a chegada de policiais civis e militares que estão em curso de formação.

Na mesma solenidade, além da segurança, a saúde e lazer foram contemplados com a entrega, pelo Superintendente Estadual da Juventude, Cultura e Lazer, Rodinei Paes, de kits de material esportivo que serão distribuídos em Costa Marques e municípios circunvizinhos de São Francisco do Guaporé e Seringueiras. Ações dessa naturza contemplam a segurança uma vez que tiram os jovens da ociosidade, evitando que tomem caminhos contrários à lei.

A solenidade contou ainda com a presença da comunidade e autoridades, dentre eles, do Delegado Geral de Polícia Civil, Dr. Eliseu Muller de Siqueira, Comandante Geral da Polícia Militar, Ênedy Dias, bem como do Deputado Estadual Eurípedes Lebrão, que fez o compromisso de apresentar emenda parlamentar para a Polícia Civil visando ampliação do atendimento à mulher com a Delegacia Itinerante, registrando ao final seu agradecimento ao governador Confúcio Moura pelas ações municipalistas que tem desenvolvido.

Data: 11/03/2016 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
Adubar no Site
Novalar
Café Bem Cedo 2
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
moto mil

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus