25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 01/03/2016 Compartilhe esta notícia

Basa reafirma confiança em Rondônia e anuncia investimentos

Rondônia seguirá, em 2016, como um destino promissor para investimentos, contrariando o momento de contração econômica que afeta o país. Com este argumento, o presidente do Banco da Amazônia (Basa) Marivaldo Melo resumiu, nesta terça-feira (1) , a forma como a instituição vai atuar no estado. Diante de pecuaristas, industriais agricultores, parlamentares e secretários de estado, ele anunciou, no Teatro Guaporé, que R$ 696 milhões estão disponíveis para o setor produtivo.

O evento serviu para o banco mostrar, ao setor produtivo, como atuou no passado e quais  as perspectivas para 2016. O consultor Luiz Suzigan, que proferiu palestra sobre oportunidades e riscos, sustentou que é justificável o entusiasmo dos rondonienses ante o cenário nacional, que é de retração.

O otimismo prevaleceu desde o primeiro encontro que o presidente do Basa teve com o governador Confúcio Moura, ainda no Palácio Rio Madeira. Diante de secretários de estado e do senador Valdir Raupp, Marivaldo Melo explicou que o banco encontra em Rondônia ambiente positivo para investir e colher resultados.

Melo previu que a agricultura seguirá em ascensão e atribuiu o quadro positivo às iniciativas de governo, à assistência técnica oferecida e à determinação do homem do campo. O presidente do Basa revelou ainda que a única nova agência do banco a ser inaugurada em 2016 será no município de Cerejeiras.

PRODUÇÃO

Confúcio Moura apresentou a Marivaldo Melo as frentes de produção regional que apresentam forte crescimento, como a criação de peixes, a floresta plantada e a soja. Ao destacar a piscicultura, o governador destacou a relevância de agregar valor ao produto, o que deve ocorrer com a implantação de frigoríficos.

O desenvolvimento do estado, conforme o governador, será ainda mais acentuado a partir da regularização de terras, que não ocorre na forma esperada, mas que será defendida em breve com o governo federal.

Durante o Encontro de Negócios com o Setor Produtivo, que aconteceu ainda pela manhã no Teatro Guaporé,  Confúcio Moura falou sobre as perspectivas da agricultura destacando que o estado avança para voltar a produzir 2 milhões de sacas de café, e, se possível superar esta marca.  Ele estabeleceu ainda meta de erradicar a aftosa do rebanho bovino de Rondônia.

A importância da agricultura familiar também foi citada pelo governador. “Até hoje não se conseguiu dizer com exatidão quantas são as propriedades. Podem ser 120 mil, 140 mil. Muda o tempo todo, é uma força extraordinária”, arrematou.

INTENÇÃO

O banco utilizou a ocasião para formalizar contatos de protocolo de intenção com produtores em áreas como piscicultura, energia, agricultura, comércio e educação, totalizando R$ 120 milhões. Concretizados, os investimentos serão responsáveis por 600 empregos diretos e 800 indiretos.

Ao final do encontro, o consultor Luiz Suzigan disse em palestra que o cenário local é menos complicado que o nacional e que o que ocorreu de negativo em 2015 na economia foi superior às  expectativas geradas.  Apesar disto, mesmo com o cenário nacional adverso, Rondônia terá crescimento positivo. “A conjuntura mundial, acrescentou Suzigan, aponta que o crescimento será morno”, concluiu.

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Data: 01/03/2016 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Novalar
Café Bem Cedo 2
Adubar no Site
Tigrão Veículos
moto mil

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus