25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 29/02/2016 Compartilhe esta notícia

ARIQUEMES: Posicionamento dos pecuaristas diante do baixo preço pago pela arroba do boi

 

Você já imaginou trabalhar em uma atividade onde o valor pago pelo seu produto não cubra os custos de produção? Essa é a situação enfrentada pelos pecuaristas de Rondônia. Sabemos que os produtores rurais de todo Brasil enfrentam problemas das mais variadas ordens, mas em Rondônia a situação se agrava e toma dimensões catastróficas por causa do baixo preço pago pela arroba do boi.
O grande problema é que essa queda nos preços pagos ao produtor, não refletiu nas prateleiras dos supermercados, tampouco na mesa do consumidor, pelo contrário, no varejo o preço da carne sofreu elevação. Para o pecuarista, a situação é ainda mais agravante, pois o valor pago pela indústria frigorífica, em nosso Estado, não cobre os custos de produção (COT), conforme demonstra estudos da CNA.
Até maio/2015 o preço da @ do boi em RO esteve equiparado ao PA e MT, historicamente equiparados aos mesmos percentuais de diferencial de base com SP. Porém a partir de junho/2015, somente em RO, os preços da @, sofreram uma queda abrupta, inexplicável, orquestrada, distanciando RO das demais praças, chegando a 20% dos preços de SP, e permanecendo em baixa, dos menores preços do Brasil.
Desde novembro/2015, os produtores rurais de Rondônia, vem se reunindo em todo o Estado e Capital, buscando o diálogo e aproximação com as indústrias frigoríficas e governo, afim de chegar a um entendimento, do que mais parece um descarado alinhamento de preços.
A união dos produtores resultou no movimento intitulado "O GRITO DA PECUÁRIA", que está ecoando positivamente por todo o Brasil.
Em 15/02/2016, foi realizada uma reunião no palácio do governo, em Porto Velho, com a presença dos responsáveis pelos maiores frigoríficos instalados em RO, com a presença maciça dos produtores rurais, e com a mediação do Governo do Estado, onde foi apresentado aos frigoríficos os questionamentos sobre a queda nos preços da @ em RO. Diante das argumentações, os frigoríficos ali presentes, solicitaram, através da ABIEC, marcar uma nova reunião para apresentar soluções as tratativas. Foi definida a data de 25/02/2016, local FIERO, Porto Velho/RO.
Na data marcada, novamente presentes o governo do Estado, as comissões de produtores, e os frigoríficos aparentemente com objetivo de enfraquecer o movimento, encaminharam para reunião apenas o Presidente da ABIEC, sr Antonio Camardeli, que apesar de solícito, se manifestou sem autonomia para a negociação de preços, e foi fortemente repudiado  pelos presentes. Camardeli assumiu perante todos os presentes, o compromisso de levar a mensagem dos produtores novamente aos frigoríficos afiliados à ABIEC, acrescentando-lhes a devida severidade do assunto:
 
"CONTINUAMOS DISPOSTOS AO FORTALECIMENTO DA PARCERIA (ProdutorXFrigorifico) EM RO, PORÉM A RETOMADA DOS PREÇOS NO ESTADO É PRE-REQUISITO PARA TODAS AS DEMAIS AÇÕES POSSÍVEIS, QUE BENEFICIAM TODA A CADEIA.
SOLICITAMOS UM POSICIONAMENTO CONCRETO DAS INDÚSTRIAS, A FIM DE EVITAR UM CONFRONTO. ENTENDEREMOS A OMISSÃO COMO UMA NEGATIVA."
 
Foi estabelecido novo prazo para manifestação até dia 07/03/2016, e será encaminhado ofício formal a todos os frigoríficos.
 
Demais tratativas e assuntos abordados na Reunião 25/02:
 
* Instalação oficial da CÂMARA SETORIAL DA CARNE BOVINA do Estado de RO.
* Credenciamento do Estado para BOI EUROPA;
*  Invasões de terras no Estado:
*  Ferrovia transoceânica;
*  Hidrovia do Madeira;
*  China negócios com RO;
* Missão Equatoriana para transações comerciais escoadas pelo Rio Madeira e Amazonas.
* Estado de Rondônia livre da peste suína clássica;
*  E demais ações a serem organizadas em todo Estado a partir de março/2016, dentre outros;
 
O assunto não está encerrado, o GRITO DA PECUÁRIA ecoa cada vez mais longe, porque somos todos do agronegócio.
 
Dorival de Souza Gaspar
APA – Associação dos Pecuaristas de Ariquemes
 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO APA – ASSOCIAÇÃO DOS PECUARISTAS DE ARIQUEMES
LUIZ MARTINS
Data: 29/02/2016 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
Tigrão Veículos
Adubar no Site
Café Bem Cedo 2
LORYAL
moto mil
sobreira
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus