25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 27/01/2016 Compartilhe esta notícia

Deputados apresentam propostas discutidas com pecuaristas ao governador

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), e o deputado Adelino Follador (DEM) apresentaram ao governador Confúcio Moura (PMDB), durante encontro em Ariquemes na manhã desta quarta-feira (27), um resumo das propostas discutidas pelos criadores nas reuniões do movimento “Grito da Pecuária”.

“Mostramos o que foi abordado, como a mudança na lei de incentivos fiscais aos frigoríficos e a redução na pauta da vaca e do boi gordo. O governador se mostrou receptivo às propostas, o que fortalece o movimento em defesa do rebanho bovino, que representa a maior fatia da nossa cadeia econômica”, disse Maurão.

O governador avaliou como viáveis as propostas. “De imediato, ao ser formalmente comunicado, vamos encaminhar as propostas para o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Conder), que vai avaliar e votar as mudanças necessárias”, afirmou.

Confúcio e os parlamentares concordaram que a proposta de assegurar um preço mínimo na arroba do boi, entre 90% a 95%, da média de preço praticada em São Paulo, pelos frigoríficos com incentivos fiscais, é bem aceitável.

“Essa sugestão é muito viável e podemos estudar a sua implantação, num segundo momento, após os pecuaristas tentarem uma negociação com os frigoríficos”, pontuou o governador.

Follador defendeu que a bancada federal se integre nesta luta. “Os senadores e os deputados federais devem se unir aos criadores para cobrar a valorização da nossa carne, que tem alta qualidade, mas não tem tido o preço compatível”, completou.

Maurão de Carvalho observou ainda que, embora o preço da arroba do boi tenha caído para o criador, a carne não baixou nos açougues e mercados. “Como tenho dito, o produtor perde, o consumidor paga caro e somente os frigoríficos ganham”, acrescentou.

O prefeito Lorival Amorim (PDT) também participou do encontro e defendeu que haja uma mobilização dos criadores, com apoio da classe política. “Com a queda no preço da arroba, todos são prejudicados, pois a pecuária é a maior fatia da economia, com a geração de empregos, a venda de vacinas, insumos e outros”.

Uma reunião programada para a noite desta quarta-feira (27), em Porto Velho, vai finalizar as discussões, que serão encaminhadas à bancada federal, aos órgãos e autoridades ligadas ao setor e serão a base para o encontro com representantes de frigoríficos, programado para o próximo dia 15.

 

ALE/RO - DECOM - [Eranildo Costa Luna]

Foto: José Hilde

Data: 27/01/2016 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
Café Bem Cedo 2
LORYAL
Adubar no Site
sobreira
moto mil

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus