25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 26/11/2015 Compartilhe esta notícia

Polícia Civil de Rondônia realiza aula inaugural do curso de formação

Na manhã desta quarta-feira (25), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi realizada a aula inaugural do curso de formação da Polícia Civil de Rondônia. Participam da formação 146 alunos.

O curso é promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec) e coordenado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol).

O curso terá duração de seis meses, com 120 dias de aulas teóricas e 60 dias de estágio supervisionado. Sendo no total 896 horas aulas, das quais 506h são comuns a todos os candidatos, 70h para palestras, 120h específico para cada curso e 320h para estágio supervisionado.

Com base num estudo feito pela Sesdec em conjunto com a direção Geral da Polícia Civil, as vagas foram destinadas às localidade do Estado com maior necessidade de efetivo. Ao final do curso, os servidores serão nomeados para os municípios para os quais foram classificados.

Na ocasião, representando o governador do Estado Confúcio Moura, o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, deu as boas-vindas aos alunos destacando à sua importância para a segurança pública do Estado.

“Vocês irão oxigenar a Polícia Civil. Em todo o estado os colegas os aguardam ansiosos. O sucesso de todos inicia no banco da academia, daí a necessidade do empenho nas atividades”, disse.

Reis frisou ainda da importância de se doar à instituição Polícia Civil e à sociedade que clama por justiça. “Ser educado, cortez e prestimoso é o que a população espera de cada um policial. E por fim, a dedicação e compromisso são duas palavras que irão norteá-los para um bom desempenho de suas funções”, destacou.

Representando à Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o deputado Léo Morais parabenizou o governo do Estado que não mediu esforços para tornar o inicio da academia uma realidade. “A Polícia Civil vai fazer parte da agenda positiva do governo. Não tenho dúvidas que todos vocês irão desempenhar o seu ofício com maestria. Hoje inicia uma nova fase na vida dos senhores, o início de uma batalha”, disse.

O diretor Geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo, lembrou do empenho de todos para que o curso fosse realizado na Acadepol. “Estou muito feliz, pois hoje vejo que todo o empenho para a reforma da Acadepol valeu a pena. Há mais de 21 anos não formávamos policias na academia. As últimas turmas foram formadas em prédios alugados de faculdade particulares. Desta vez não iremos gastar com aluguel, e ainda, teremos o retorno da nossa academia”, argumentou.

O diretor da Acadepol, Túlio Anderson, disse que os alunos estão marcando um ponto histórico na Polícia Civil, pois estão fazendo parte do retorno na formação de policiais na Acadepol.

Farão a academia 11 candidatos classificados para o cargo de delegado, 8 para perito criminal, 40 para agentes de polícia, 71 escrivão de polícia, 5 datiloscopista, 7 técnico em necropsia, 2 agente de criminalística e 2 técnicos de laboratório serão submetidos a provas escritas, práticas, seminários, conforme a natureza de cada disciplina. Todos passarão também por exames médicos, psicológicos e investigação social.

A grade curricular do curso inclui módulos de direitos humanos, polícia comunitária, organização e regime jurídico da Polícia Civil, procedimentos disciplinares, armamento e tiro, condicionamento físico, noções de informática, cadeia de custódia da prova pericial, preservação de local de crime, redação textual e policial, documentos técnicos, entre outras.

 

 

Fonte
Texto: Arian Oliveira
Fotos: Arian Oliveira
Secom - Governo de Rondônia
Data: 26/11/2015 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
Adubar no Site
LORYAL
Novalar
Tigrão Veículos
sobreira
moto mil

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus