25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 30/09/2015 Compartilhe esta notícia

Raupp defende mais investimentos na piscicultura e destaca produção em Rondônia

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou que com planejamento a aquicultura, especialmente a piscicultura, pode crescer no Brasil.

Segundo os últimos dados do IBGE, a aquicultura brasileira gerou algo em torno de 3 bilhões de reais só em 2013, afirmou o senador, explicando que a Região Norte respondeu por 14,5% desse total, cerca de 443 milhões de reais. A aquicultura do Estado de Rondônia produziu 153 milhões de reais, o que representou um terço do valor da produção da Região e 5% da produção nacional, informou o senador Raupp.

Ele lembrou que em Rondônia há vários empreendedores no ramo da piscicultura e que o estado possui quase 13 mil hectares de área com tanque de criação e exporta pescado para 17 outros estados do Brasil. O principal peixe do nosso Estado é o tambaqui, responsável por dois terços do setor de aquicultura de Rondônia, ressaltou.

Em 2013, segundo o IBGE, o Estado de Rondônia produziu mais de 55 mil toneladas de tambaqui, para o qual já há, no Estado, um razoável arranjo produtivo e que há outras frentes se desenvolvendo.

E salientou o senador que, para a aquicultura crescer mais, o Brasil precisa de planejamento e deve oferecer condições mais favoráveis aos investimentos, dando garantias aos empreendedores, subsidiando crédito, investindo em infraestrutura e desburocratizando as normas que regulam a aquicultura.

— É preciso também capacitar profissionais, atrair o capital, investir em pesquisa científica, racionalizar e dinamizar a logística das cadeias produtivas e, até mesmo, divulgar os novos tipos de pescado que não estão ainda no cardápio dos brasileiros e de muitos possíveis consumidores estrangeiros, finalizou o senador Valdir Raupp.

Autor:  Ribamar Rodrigues

Data: 30/09/2015 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
moto mil
Tigrão Veículos
LORYAL
Café Bem Cedo 2
Adubar no Site
sobreira
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus