25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 29/09/2015 Compartilhe esta notícia

Ariquemes: Secretarias se unem em ações na Campanha de Hanseníase e Geohelmintíase

A Prefeitura Municipal de Ariquemes em ação conjunta com a Secretaria de Saúde e Saneamento (Departamento de Atenção Básica) Secretaria Municipal de Educação, realizam ações na “Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase” que acontece nos meses de agosto a outubro, uma das estratégias definidas pelo Ministério da Saúde (MS) para o enfrentamento da Hanseníase e Geohelmintíase no período de 2012 – 2015.

A campanha no Brasil tem como público alvo 9.300.000 estudantes da faixa etária de 05 a 14 anos em aproximadamente 38.000 escolas nos 720 municípios prioritários. Rondônia tem como público alvo 177.154 estudantes de 549 escolas de 24 municípios prioritários para Hanseníase, incluindo a capital, 04 destes também prioritário para Tracoma e todos estes para Hanseníase e Geohelmintíase.

Em Ariquemes a campanha alcança aproximadamente 30.000 alunos de 35 escolas, do Município e também alcança as escolas rurais.

 As atividades da Campanha incluem mobilização e orientações aos professores e escolares, antes da oferta da dose do anti-helmíntico e do preenchimento de formulário do método espelho.

No período de 01 de agosto a 30 de Outubro de 2015, os profissionais das unidades básicas de saúde em parceria com profissionais da educação dos municípios elencados realizarão a campanha distribuindo formulários (ficha de autoimagem) que consiste em um formulário a ser preenchido por pais e/ou responsáveis a respeito de sinais e sintomas sugestivos da hanseníase. Bem como sobre o histórico familiar da doença. Esta ficha será devolvida à escola e a equipe de Estratégia de Saúde da Família examina cada aluno que apresentar mancha.

A campanha tem o objetivo de reduzir a carga parasitária de geohelmintosnos escolares de ensino público fundamental mediante tratamento coletivo com Albendazol; como também identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho” (utilização de formulário de mapeamento de lesões) e referenciar a rede básica de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento.

A meta é Investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 70% dos escolares através da ficha de autoimagem (método screening). Tratar 80% dos escolares para geohelmintíase.

ariquemes.ro.gov.br

Data: 29/09/2015 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site
sobreira
LORYAL
Novalar
Café Bem Cedo 2
moto mil
Tigrão Veículos

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus