25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 16/06/2015 Compartilhe esta notícia

RONDÔNIA: Inverno deverá iniciar com chuvas ligeiramente acima do normal

 
 
        O fim do outono e início do inverno deve ser de chuvas ligeiramente acima dos índices normais no Acre, Rondônia e no oeste e sudoeste do Mato Grosso. É o que prevê o Boletim Climático do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para os meses de junho, julho e agosto de 2015. De acordo com a previsão, isso não representará volumes muito expressivos de precipitação, porém deixará o verão amazônico menos seco.
 
O mês de maio já registrou uma média de chuvas acima da normal climatológica para Porto Velho. Ainda de acordo com a previsão trimestral, o cenário de aquecimento persistente das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial sugere o estabelecimento de uma condição de fenômeno El Niño e, isto deverá afetar o clima na Amazônia, contribuindo assim para ter um menor número de dias sem chuva durante a estação seca.
 
No Hemisfério Sul, o inverno se estende de 21 de junho a 23 de setembro, mas de acordo com os meteorologistas do Centro Regional de Porto Velho (CR-PV), o período compreendido entre junho e agosto é popularmente conhecido na região como “verão amazônico” por ser mais seco.
 
Nas regiões próximas à linha do Equador, devido à disponibilidade de radiação solar ser praticamente constante ao longo do ano, as quatro estações não são bem definidas. Porém, é possível encontrar características de inverno, na região sul da Amazônia, com as temperaturas mais baixas, nos períodos em que estas regiões são afetadas por sistemas frontais vindos da região sul do País, causando os fenômenos conhecidos regionalmente como friagem.

FONTE: SIPAM
Data: 16/06/2015 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
Tigrão Veículos
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
moto mil
Novalar
Café Bem Cedo 2
sobreira
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus