25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 31/03/2015 Compartilhe esta notícia

Núcleo de Operações Aéreas atua em ações preventivas, repressivas e de resgates, em Porto Velho

Equipe NOA sobrevoando área urbana de Porto Velho

Equipe NOA sobrevoa área urbana de Porto Velho

Diariamente, uma equipe do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) sobrevoa Porto Velho, auxiliando a Polícia Militar (PM) nos trabalhos de rotina da segurança pública. Em 20 dias de operação, o helicóptero “Falcão II” apoiou 10 ocorrências policiais no município.

“O deslocamento é rápido para qualquer área da cidade e, do alto, a visualização que temos facilita o acompanhamento de carros e motocicletas ou mesmo pessoas que estejam em fuga”, disse o major Eduardo Antônio Leal, piloto e integrante da equipe NOA.

Entre as ações que a equipe participou, o major Leal citou o atendimento para resgatar um integrante do Jipe Clube de Rondônia, que passou mal durante o percurso no Sul do Amazonas, entre Humaitá e Lábrea. “Recebemos o chamado solicitando apoio; dirigimos-nos para a região e localizamos a vítima, porém, o transporte dela foi com o helicóptero do Exército”, relatou.

Em recente operação, ocorrida na sexta-feira (28), no Bairro Cohab, Zona Sul de Porto Velho, a ação conjunta do NOA e da PM evitou o roubo de uma motocicleta. A vítima da tentativa de assalto, Aílton Mendes da Silva, elogiou o trabalho conjunto realizado pelos policiais do 1º Batalhão e a equipe de Operações Aéreas.

“Em poucos minutos os policiais chegaram, logo em seguida, o helicóptero. Foi uma cena de filme, as viaturas por terra estavam sendo informado pela equipe de policiais no helicóptero, o cerco foi feito e um dos menores aprendido escondidos dentro de um quintal. Não teve como fugir o helicóptero permaneceu em cima sinalizando o local aonde o menor se encontrava”, contou Aílton Mendes.

De acordo com a CB PM Elizabete de Oliveira, comandante da viatura que atendeu ao chamado, a ação conjunta foi fundamental para a apreensão de um dos assaltantes – identificado na delegacia, constatou-se que era adolescente (menor em conflito com a Lei). “As informações transmitidas pela equipe do NOA foram importantes para a apreensão do menor. Durante a perseguição, eram repassadas à guarnição a localização do infrator e o trajeto que deveríamos percorrer”, disse.

“A visibilidade que se tem em uma aeronave é impressionante, eu mesma pude conferir em um voo que realizei no fim de semana. No ar é possível ver até mesmo uma placa de um veículo”, destacou a CB PM Oliveira. Segundo o major Leal, “é dificílimo fugir de uma situação que tenha o apoio aéreo”.

Para o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, o investimento na frota aérea foi de grande importância para o desempenho do sistema de Segurança Pública.

 

Fonte
Texto: Arian Oliveira e Carlos de Lima
Fotos: NOA
Decom - Governo de Rondônia
Data: 31/03/2015 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
sobreira
Adubar no Site
Café Bem Cedo 2
Novalar
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus