25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 26/02/2015 Compartilhe esta notícia

Entrepostos vão atender produtores de peixes de Porto Velho, Ariquemes e Ouro Preto do Oeste

A estocagem e a comercialização de peixes ainda continuam sendo um desafio para quem produz em Rondônia, mas esse gargalho está com os dias contados, segundo garante a bióloga Ilce Santos Oliveira, coordenadora de Piscicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri). Ela anunciou esta semana a construção simultânea de três entrepostos pesqueiros, com capacidade para acondicionar e armazenar pelo menos 90 toneladas de peixes frescos.

O primeiro entreposto será construído em Ariquemes, o maior produtor estadual de pescado, para reforçar e ampliar o atendimento de toda a cadeia produtiva da região do Vale do Jamari, hoje com uma produção de pouco mais de 25 mil toneladas/ano, num universo de 620 produtores licenciados que cultivam uma área de 4 mil hectares de lâmina d’água, influenciando diretamente a exportação estadual de peixes.

Ouro Preto do Oeste será a sede do segundo entreposto pesqueiro do estado, escolhido por sua capacidade produtiva e por sua condição geográfica, tendo sido concebido para atuar como entreposto-polo nesta fase inicial, atendendo a produtores das regiões adjacentes, que como os demais, encontram dificuldades para colocar sua produção.

O terceiro entreposto deverá ser construído no município de Porto Velho, como mais um meio para estimular a produção local, já que a falta de local para estocar e vender a produção continua sendo motivo de reclamação das entidades de classe e comunidades produtivas de toda a região.

O projeto desse entreposto foi concebido para ser implantado em região de fronteira, atendendo a uma exigência federal, financiado com recursos da União. “Quem disse que Porto Velho não é região de fronteira?”, a indagação é da coordenadora de Piscicultura da Seagri, Ilce Oliveira, que trabalha e faz gestão para que a obra desse entreposto seja entregue e inaugurada até o final deste ano.

Para ela, com as obras do frigorífico pesqueiro, já em fase de mobilização no setor industrial da Capital; e do entreposto de Porto Velho, o município estará bem aparelhado para atender à demanda local, o que irá refletir na ampliação da capacidade produtiva da região.

Exportando peixe hoje para 12 estados brasileiros , entre eles o Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Piauí, Rondônia colhe o resultado dos investimentos que o governo estadual fez no setor, apoiando a iniciativa privada, incentivando com recursos e assistência técnica centenas de pequenas propriedades produtivas. É o que afirma o oceanógrafo, Jander Plaça, 32, gerente de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca da Seagri, que classifica o estado como o maior produtor de peixe da região Norte.

Segundo ele, estados como Espírito Santos e Rio de Janeiro devem começar a receber também peixe de Rondônia, aumentando a lista de importadores do pescado rondoniense, que vai expandindo seu mercado num processo gradativo, absorvendo hoje mais de 80% de toda a produção estadual.

Ainda conforme Plaça, o governo está atento a esses fatos, e por isso tem realizado investimentos consideráveis na produção, fomentando pequenas, médias e grandes propriedades; e dotando cada região das condições e meios adequados – a construção de frigoríficos e entrepostos de armazenamento – para produzir, estocar, processar e vender o peixe rondoniense.

 

Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Data: 26/02/2015 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site
LORYAL
Café Bem Cedo 2
Novalar
moto mil
Tigrão Veículos
sobreira

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus