25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 19/02/2015 Compartilhe esta notícia

CRESCENDO EM MEIO ÀS TEMPESTADES

Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer!” Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranqüilo. “Onde está a sua fé?’’, perguntou ele aos seus discípulos. Lucas 8.22

Carlos é um cristão com um certo prestígio. Ele é o que podemos chamar de uma pessoa boa, moral e que procura fazer tudo certo. Paga as suas contas em dia, cuida da provisão da família e serve comprometidamente em sua comunidade de fé. Porém, em uma das suas maiores crises em seu contexto familiar, ele passou a questionar até mesmo suas mais profundas convicções cristãs. Foi em meio as pressões externas e internas que descobriu o quanto ainda havia em seu coração de religião e em seu modo de viver que não agradavam a Deus. Percebeu que não estava vivendo uma vida plena, de liberdade, alegria e amor em seu viver diário. Assim, foi ao passar pela tempestade que ele foi conduzido por Deus a ter uma nova percepção de si mesmo, de Deus e de sua fé.

“Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram no barco e partiram.” Lucas 8.22. O texto mostra que o próprio Senhor Jesus é quem conduz os seus discípulos a enfrentarem a enfrentarem as tempestades da vida para que eles possam ser redirecionados a adoração a Deus e a total confiança Nele mesmo. Como no caso de Carlos, há muitas pessoas que se denominam novos nascidos, mas que ainda vivem a partir de uma fé auto-centrada ao invés de uma fé centrada em Jesus Cristo. Muitos deles, já passaram pela experiência do novo nascimento, mas devido a imaturidade na fé continuam vivendo a partir do “modus operandi” baseado na dinâmica religião e não do Evangelho da graça.

É muito perigoso quando se pensa o Evangelho apenas como a porta pela qual entramos no cristianismo, algo que deixamos para traz enquanto crescemos espiritualmente. É preciso lembrar que a experiência crista é uma jornada de fé, na qual existem etapas e pontos de transição entre uma fase e outra. O objetivo de Deus é nos conduzir de fé em fé por meio do Evangelho, com o propósito final de nos fazer cada vez mais parecidos com Cristo Jesus.

O grande problema é uma falta de experiência do Evangelho na vida prática dos chamados cristãos. Tim Keller, afirma que diante do Evangelho da Graça não existe apenas dois posicionamentos como muitos imaginam, os religiosos, que submetem ao governo de Cristo, e os não-religiosos que se rebelam. Mas, na verdade existem três posicionamentos. Keller se fundamenta nos escritos de Martim Lutero e Jonathan Edwards para mostrar os três tipos de resposta ao evangelho: 1) Uma rejeição não religiosa a fé, 2) Uma resposta religiosa moralista e 3) Uma resposta baseada na fé e motivada pelo Evangelho da graça.

Quando estudamos os escritos de Paulo, a carta aos Romanos e a carta aos Gálatas, vemos que estas igrejas enfrentavam um conflito de espiritualidade. Dentro das igrejas haviam dois grupos: o grupo de judeus e o grupo de gentios convertidos ao Evangelho. O primeiro grupo buscava impor ao segundo uma espiritualidade que fosse mantida a base do esforço e do desempenho moral.“Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho”. Gálatas 1.6 e aos Romanos 1.16-17:“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como esta escrito: o justo vivera pela fé.”. Em ambas as cartas, o apostolo Paulo aponta para Abraão, o pai da fé, como modelo de uma espiritualidade saudável e de entrega aos propósitos de Deus.

Um grande problema que pode ocorrer com todos aqueles que estão nesta jornada de fé se chama idolatria. Não se surpreenda, mas o oposto do Evangelho é a idolatria. Idolatria é adorar alguém ou alguma coisa mais do que a Deus, ou colocar estas pessoas ou coisas no lugar de Deus. Facilmente construímos os nossos bezerros de ouro. Quando adoramos alguém ou alguma coisa nos dedicamos o melhor do nosso tempo, da nossa energia, do nosso dinheiro, das nossas emoções e dos nossos pensamentos. Fazemos daquilo a nossa mais alta prioridade. Isso acontece porque somos adoradores por natureza, porém o pecado perverteu o objeto central da nossa adoração.

No caso de Carlos, os ídolos do seu coração eram segurança, conforto e aceitação. A base de sua fé ainda não estava baseada na sua união com Cristo e nem no Evangelho da graça, e sim, em seus próprios recursos naturais. Contudo, a crise que lhe sobreveio, foi um dos instrumentos divinos de re-orientação da sua fé e de suas convicções em relação a pessoa do Senhor Jesus Cristo como sua fonte total e completa.

DeVern Fromke em seu livro “Histórias que abrem A Janela Mais Ampla de Deus” escreveu que levou quarenta anos para entender o que tinha escrito na última página de sua Bíblia: “ Eu nunca soube que Ele era tudo que necessitava até que Ele se tornou tudo que eu possuía”. Ele admitiu que somente as realidades amargas da vida poderiam tê-lo forçado a conhecer Jesus mais e mais como sua Fonte. Para ele esse entendimento vem a ser um gradual alargar da nossa percepção (p.8). Como diz o salmista “…Todas as minhas fontes estão em Ti”.Salmo 87:7

A conclusão da narrativa em Lucas foi que os discípulos ficaram impressionados em ver o que Jesus pode fazer em meio às tempestades. Eles passaram a ver Jesus com novos olhos e a conhecê-lo mais profundamente em razão do Seu Poder e Glória. O medo se transforma em temor a Deus, pois perceberam que Jesus lhes garante a salvação e também segurança. “Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: “Quem é este que até aos ventos e as águas da ordens, e eles lhe obedecem?” Lucas 8.25. As tempestades nos fazem ficarmos admirados e a buscar a compreender cada vez mais a natureza do Cristo que nos chama para ser os seus discípulos.

As tempestades orquestradas e permitidas por Deus são ótimas para revelar o que realmente esta no coração dos Seus discípulos e de como estes necessitam de uma constante reorientação de fé quando o barco parece estar afundando. De acordo com esta narrativa bíblica, diante do medo e da incerteza, os discípulos buscaram o Mestre.“ O barco estava quase inundado, e eles corriam grande perigo. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: Mestre, Mestre, vamos morrer”. Lucas 8.23-24.

O desespero e o medo tomaram conta dos discípulos, revelando o maior dos problemas: a incredulidade. Incredulidade em relação ao Evangelho continua sendo o grande mal do cristianismo em nossos dias. Martinho Lutero afirmava insistentemente que temos a tendência de facilmente deslizarmos para a religião, pensando e agindo de acordo com ela. Este problema impede o florescer da fé e a dependência da vida de Cristo e seu poder e senhorio.

Mas por que a religião é tão perigosa e danosa para o cristão e para o Reino de Deus? Primeiro, a religião diz que Deus não me ama até eu obedecer suas regras ao ponto de tornar merecedor do seu amor. Segundo, a religião diz que o mundo é cheio de pessoas boas e de pessoas mas, fazendo que julguemos aqueles que não pensam e agem segundo os nossos padrões . Terceiro, religião é acerca daquilo que você faz! Por causa disso, pessoas religiosas gostam de mostrar serviço, obediência e resultados. Quarto, a religião gosta de obter as coisas de Deus, como conforto, segurança e tranqüilidade. Quinto, religião não enxerga as pessoas, e assim não exerce misericórdia, compaixão e justiça. Sexto, a religião e está mais preocupada com punição do que com a restauração. Sétimo, a religião usa mecanismos de poder e controle sobre as pessoas, impedindo a sua individualidade e a manifestação do Espírito.

O Evangelho é radicalmente diferente da religião. Religião opera sobre o principio: “Eu obedeço, portanto, eu sou aceito” . O Evangelho opera sobre o principio: “Eu sou aceito por causa de Cristo, portanto, eu obedeço”. A falta de profundas convicções no Evangelho é a principal causa de fracasso espiritual, medo e orgulho.

A síntese do Evangelho se encontra I Coríntios 15.1-4.“Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente a palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês tem crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dias, segundo as Escrituras.” I Coríntios 15.1-4. O Evangelho do começo ao fim trata da pessoa de Jesus Cristo, é tudo sobre Ele.

Mesmo a doutrina do novo nascimento não resume todo o Evangelho. O Evangelho e muito mais abrangente, e inclui a etapa do novo nascimento e o reconhecimento de Jesus como Salvador. Mas, também inclui a etapa do nosso crescimento e do reconhecimento de Jesus comoSenhor. E por fim a inclui a etapa de rendição e confiança, onde respondemos pela graça em obediência a algo maior do que nos mesmos, ou seja, o propósito eterno de Deus em Cristo Jesus.

O evangelho não trata apenas com o problema do pecado individual mas também do pecado estrutural. Quando entendemos que somos salvos puramente por meio de Cristo, deixamos de buscar a nossa auto-salvação e controle das circunstâncias. Os salvos por Cristo não são os fortes e talentosos, mas aqueles que admitem que são fracos e vulneráveis. A obra realizada na cruz de Cristo, nos liberta da escravidão do poder das coisas materiais e do status valorizado pelo mundo. Este padrão cria uma comunidade de graça, que expressa Amor. “Vocês são a luz do mundo... Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que esta nos céus”. Mateus 5.14-16.

É por esta razão que o processo dinâmico e vivo do Evangelho deve permear cada etapa da jornada do cristão no Reino de Deus. O Evangelho não é algo que meramente precisamos proclamar para os não crentes, o Evangelho é a base para toda experiência cristã. Ás vezes ficamos parados ou enroscados em uma fase, então o Senhor nos conduz para dentro das tempestades para exercitar tudo o que não aprenderíamos em portos seguros ou em dias de sol.

No meio das tempestades o Senhor Jesus continua fazendo a mesma pergunta para nós: “Onde esta a sua fé?” Lucas 8:25. Ele apenas quer saber onde está depositada a sua fé. Lembre-se: Jesus está sempre presente nas tempestades. Ele se identifica conosco e nos conduz para onde Ele mesmo quer nós levar. Pois Nele se cumpre todas as promessas feitas por Deus para nós. “Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e eles os tirou da tribulação em que se encontravam. Reduziu a tempestade a uma brisa e serenou as ondas. As ondas sossegaram, eles se alegraram, e Deus os guiou ao porto desejado.” Salmos 107:28-30. Não há tempestade que Ele não possa acalmar. Ele tem todo o poder e está no controle absoluto de tudo!

 

 

http://www.palavradacruz.com.br/

Data: 19/02/2015 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
moto mil
Tigrão Veículos
Café Bem Cedo 2
LORYAL
Novalar
Adubar no Site
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus