25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Entretenimento » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 22/12/2014 Compartilhe esta notícia

Como escolher uma action cam? Confira dicas e acerte na sua compra

Câmeras de ação se tornaram febre e conquistam cada vez mais consumidores. Além da líder de mercado GoPro, outras fabricantes oferecem modelos de boa qualidade e preços mais acessíveis do que a principal concorrente. Mas será que vale a pena investir? O TechTudo preparou dicas de aspectos que devem ser considerados na hora de escolher uma action cam. Confira e não se arrependa do investimento.

Concorrentes 'baratinhas' da GoPro podem ser opção para o Natal

A melhor opção

Existe melhor opção? Isto depende do ponto de vista de cada pessoa e do interesse que cada um tem na produção de suas imagens e vídeos. Quem não está disposto a se arriscar numa aventura aos terrenos das marcas desconhecidas, sugerimos esperar um pouco mais, juntar mais um pouco de grana e investir numa câmera como a Polaroid Cube ou a Sony HDR-AS15, e adquirir os acessórios posteriormente.

polaroid-cube-destaque (Foto: gopro_alternativas_polaroid_cube_01)Polaroid Cube pode ser uma boa opção de investimento (Foto: Frederico Canequela/TechTudo)

 

Nomenclaturas variadas

Fique atento também à enorme variedade de modelos de uma mesma categoria. A GoPro, por exemplo, possui várias versões de uma mesma série. A nomenclatura “Black” é dada para os modelos superiores, e conta com recursos mais avançados, enquanto que “Silver” é atribuído aos modelos medianos.

No caso da Sony, a própria numeração do modelo indica sua versão. A Sony HDR-AS20 é superior ao modelo HDR-AS15, por exemplo. Porém, a ordem crescente da numeração nem sempre é atribuída ao modelo mais recente.

E em relação às Contour, o modelo Contour+2 é mais recente e superior ao modelo Contour ROAM2. Vale a pena analisar as especificações de cada modelo antes de comprar.

Aprenda como mudar o nome e a senha do Wi-Fi da sua GoPro

Disponibilidade no mercado brasileiro

Não é novidade que os consumidores brasileiros são reféns da baixa disponibilidade de bons modelos a preços justos. Assim, outro aspecto importante na hora de escolher um modelo é a sua disponibilidade do Brasil. Produtos que não são vendidos aqui podem acabar saindo mais caro do que se imagina. 

A recém lançada GoPro Hero4 ainda não deu o ar da graça nem nas lojas online do Brasil (ela deve chegar por aqui em janeiro), e para comprar diretamente do site oficial, você deve estar ciente sobre os impostos de importação e o prazo extenso que você deve aguardar para o desembaraço aduaneiro.

GoPro HERO4 Silver é a primeira câmera da marca com visor (Foto: Divulgação) (Foto: GoPro HERO4 Silver é a primeira câmera da marca com visor (Foto: Divulgação))Modelos GoPro HERO4 começam a ser vendido no Brasil em janeiro (Foto: Divulgação/GoPro)

 

No caso da Sony, apenas o modelo HDR-AS15 é citado no site oficial, e é o único  disponível na loja oficial da marca. O modelo HDR-AS20 apresentou poucas evoluções em relação à sua antecessora, mas com ela é possível fotografar com resolução superior, porém, não será fácil encontrá-la por aqui, nem os demais modelos mais recentes.

As Contour mais recentes também não são fáceis de encontrar, e a falta de suporte desta marca a torna uma opção menos atrativa.

Limitações técnicas a se considerar

No geral, as câmeras de ação não apresentam bom desempenho em ambientes mal iluminados. Até os modelos mais caros usam o máximo da sensibilidade dos sensores para evitar o detestável ruído (“noise”), mas percebe-se que ainda há muito a melhorar. E considerando os modelos mais acessíveis, não espere resultados perfeitos para este tipo de situação.

Outro quesito que as câmeras de ação deixam a desejar é a captura do áudio. São poucos os modelos com que conseguem capturar o áudio num volume interessante, principalmente quando a câmera está dentro de um case para mergulho. Para filmagens em alta velocidade, o barulho do vento pode ruídos excessivos bem incômodos.

Qual a melhor câmera digital semi-profissional/superzoom/compacta? Opine no Fórum do TechTudo.

A curta vida da bateria também pode te deixar na mão nos momentos mais preciosos. Os visores para visualização da imagem é um dos recursos que mais sugam a carga da bateria, e é por este motivo que muitas das câmeras ação não contam com este recurso, mas com o tempo, você se acostuma, ou então invista em um modelo que permita utilizar um visor externo sem fio ou a trocar baterias extras.

Suporte técnico no Brasil

Bem, estamos falando de câmeras de ação, e provavelmente elas são indicadas para uso em situações extremas. Então é possível que em algum momento seu equipamento necessite de algum tipo de reparo. Neste caso, investir em um modelo que ainda não oferece suporte no Brasil seria bem complicado.

Sony Action Cam HDR-AS15 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Sony Action Cam HDR-AS15 é vendido no Brasil (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Adquirindo o produto diretamente no Brasil, você conta pelo menos com a garantia contra defeitos de fabricação e que provavelmente não cobre danos provocados por quedas ou uso extremo além do normal. Tire suas dúvidas sobre os procedimentos de reparo com o fabricante antes de fazer o investimento.

Resolução

Os modelos Full HD já atendem grande parte dos usuários. Acima destes, os vídeos capturados em 4k certamente possuem maior nitidez, principalmente se você pretende estabilizar o vídeo (o processo de estabilização corta parte da imagem) ou exibi-los em TV de alta resolução.

Os vídeos de demonstração publicados pelos fabricantes sempre são fantásticos. Mas entenda que foram capturados por profissionais experientes que dominam completamente a situação e provavelmente utilizaram os modelos mais avançados (e não sabemos o número de tentativas para capturar as imagens ideais). Bem, fotografar e filmar é assim mesmo. É preciso prática e tempo de uso do equipamento para começar a criar imagens de boa qualidade.

Considerações importantes

As câmeras de ação, por possuírem um tamanho reduzido, são fáceis de levar para todo canto. Além de suas aventuras radicais, elas são uma ótima opção para registrar momentos de descontração na praia, clube, cachoeiras e demais passeios que colocariam sua DSLR ou smartphone em risco. Em termos de portabilidade, todos os modelos apresentados permitem fácil manuseio e transporte.

Não espere obter resultados superiores com um equipamento que custa um décimo do valor das melhores câmeras do mercado. Há uma série de câmeras “genéricas” (OEM) que tem resolução superior, mas não gravam vídeos nem registram fotos com qualidade proporcional à “quantidade de megapixels”. Isto significa que uma câmera de ação com 14 megapixels, com valor muito inferior não são capazes de capturar vídeos com qualidade melhor que uma GoPro com 12 mega pixels.

Como melhorar gravações caseiras? Veja dicas e faça som de qualidade

Por último e não mais importante, é bom lembrar que estas câmeras são uma boa pedida para quem já pratica atividades outdoor. Você não vai se tornar um esportista radical só porque comprou uma câmera de ação, ou vai? Bem, lançamos o desafio e o com preço mais acessível, o convite fica mais tentador. Bons cliques!

FONTE: TECHTUDO

Data: 22/12/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
Adubar no Site
moto mil
Café Bem Cedo 2
Tigrão Veículos
Novalar
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
sobreira

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus