25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 27/09/2014 Compartilhe esta notícia
DESCULPE, DEUS NÃO FAZ ESCAMBO!

Por: Eric Gomes do Carmo 
27/09/2014

 

Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. Isaias 42:8

Escambo é a troca de mercadorias sem o uso de dinheiro. No escambo há uma negociação em que cada uma das partes entrega um bem ou presta um serviço para receber da outra parte um bem ou serviço sem que estes sejam moeda.

O escambo hoje em dia é pouco utilizado nas transações comerciais, porém a ideia da barganha vantajosa permeia fortemente o coração do homem pós-moderno. Principalmente no meio religioso, essa ideia permanece muito forte e não está restrita aos pregadores da teologia da prosperidade, mas amplamente disseminada na consciência evangélica contemporânea.

Quando se fala em adoração na Bíblia, um texto muito citado é o de João 4:23 e 24 onde Jesus disse a Samaritana: “os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”. O que significa que Deus busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade?

Baseado na ideia do escambo que é a mutua necessidade que se satisfaz na troca do bem ou do serviço, será que Deus procura adoradores, pois Ele é um Ser carente em busca de pessoas que o elogiem para suprir sua necessidade?

Não! Deus não tem necessidade de ser elogiado, paparicado por nós durante as poucas horas em que estamos reunidos como igreja cantando ou orando. Também não busca adoradores que dão mais valor a estética performática do que o conteúdo ou pode ser manipulado por isso. Ao contrário ele busca gente moída e autêntica que reconhece quem Ele é e quer um relacionamento de amor com Ele.

Adorar é uma necessidade do homem e não de Deus. Para isso, o homem não pode impor o seu jeito e nem a sua verdade, mas se submeter revelação de Deus. Essa relação é de criatura para o criador, de servo para o Senhor, de filho para Pai.

Não impressionamos a Deus com nossos cultos. Nem o mais eloquente pregador ou o mais hábil cantor, a mais bela melodia ou a mais linda poesia pode impressionar e assim barganhar alguma benção ou favor. Ao contrário, somente um adorador convicto da grandeza de Deus e de seu próprio estado, se prostra e beija seus pés em adoração. Não é como Caim fez e foi rejeitado por basear-se na sua própria maneira de cultuar e na sua própria justiça, mas como Abel que entregou sua oferta, centrado no Deus da graça.

Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. Salmo 51:15.

Dele, por ele e para ele são todas as coisas, como poderia precisar de bajulações para abençoar alguém? Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis? Não vos tem sido anunciado desde o princípio? Ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra. Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam, quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha. A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? diz o Santo. Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar. Isaias 40:21-26

O caminho da adoração é o caminho da fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6 - De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.Somos nós que precisamos de Deus e nada do que façamos pode agregar algum valor para nossa aceitação. A relação não é de escambo, mas de amor por um Deus que nos amou primeiro.

O louvor e a adoração é fruto da intimidade do filho com o Pai, do vivificado com o doador da vida, e não da prostituição da mente com este mundo caído. Rogo- vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2.

Quando alguém recebe a verdade de Deus e nela crê pode adorar na certeza de que nada mais importa, senão prostra-se em adoração diante do Rei dos reis. É a submissão por inteiro à vontade de Deus e não aos desejos de satisfação da carne. Quando nos submetemos a vontade de Deus a oração que Jesus nos ensinou toma forma: seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Mateus 6:10.

O que estamos fazendo em nossos cultos com o louvor e a adoração que pertence ao Senhor? Não vale somente ser sincero. Sinceramente, muitos confundem prazer pessoal com louvor verdadeiro. Porque o foco está em si mesmo, pensam que fazendo o que lhes agrada, estão louvando ao Senhor.

 

Há um mercado ditando as normas do louvor das baladas gospel e nos cultos. São os formadores de público para esse mercado. Segundo um pastor, são os “artistas profissionais”, grupos de rock que ocupam algumas vezes a maior parte do tempo do culto e atraem multidões. “Louvores proféticos”, “adoração extravagante”, “hinos de conquista”, de um lado ao outro vão atendendo as demandas.

O louvor e a adoração a Deus não é entretenimento, não é artigo de consumo, muito menos tem a ver com gosto pessoal. Desculpe, Deus não faz barganha com sua glória! Deus não faz escambo! Ele já disse isso: Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. Isaias 42:8.

O culto a Deus, é fruto do relacionamento de intimidade pessoal com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Quando estamos juntos a organização desta devoção é chamada de liturgia. O pastor Eliel Batista diz que um “culto organizado requer um dirigente e para que todos possam cultuar estabelecem-se liturgias determinadas”.

Sem dúvida a liturgia pode se tornar enfadonha se o culto não acontecer, movido por corações sedentos e focados em Deus. Possivelmente os gestos de adoração perderão o significado, levando em muitos casos a tornar-se, como diz ainda o mesmo pastor, “instrumento manipulador nas mãos de dirigentes inescrupulosos do culto”.

O cântico dos redimidos não é designado para um, mas para muitos. O louvor ao Senhor não é feito para destacar talentos, mas para incluir as vozes dos muitos. Este coro dos redimidos ergue uma voz de louvor que testemunha a reconciliação com o Pai e com outros filhos. O cântico dos redimidos deve ser cantado por todo aquele que foi alcançado pela obra da cruz, seja qual for a idade, classe social ou cor de pele.

O que tem significado o louvor congregacional para nossas vidas? Como disse A.W. Tozer, “se a adoração te entedia então você não está preparado ainda para o céu”. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando:Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo- Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. Apocalipse 4:8.

É comum ver na igreja pessoas que relacionam o louvor e a adoração somente com a música. Infelizmente a música na igreja assumiu um posto de status, um conceito estético e o preenchimento lúdico de um tempo da reunião. Porém a bíblia nos ensina que na reunião da igreja o louvor é muito mais que cantar. Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. Efésios 5.19-21.

Disse Eugene H. Peterson: “Em vez de sermos levados à presença de Deus e incentivados a desenvolver um interesse pelos sagrados mistérios da transcendência que provém da adoração, somos convencidos e incentivados o tempo todo a experimentar isso e frequentar aquilo”. O coração do homem está agitado. Uns querem músicas mais agitadas, outros querem músicas mais serenas, ambos com o coração enfadado.

 

O canto congregacional que tem um fim em si mesmo, com o tempo perde o seu significado. No entanto cantar ao Senhor é um ato santo, cheio da alegria do Espírito e não restrito a melodia, a harmonia ou ao ritmo. Cristãos cantam louvores nas igrejas porque Cristo canta e nos mandou cantar. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. Hebreus 2.12.

 

Cristo nos ensina: Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Colossenses 3.16.

 

Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. Efésios 5.19-21.

Não temos nada que possa servir como objeto de valor para com Deus. Ele também não faz trocas conosco, mas entregou o Seu único Filho à morte por amor a nós. Não chegamos diante Dele por causa de algum mérito nosso ou por alguma necessidade de Deus, mas por causa Seu amor. Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia. Salmo 96.2. Cante, louve e adore a Ele, sobre Ele e por causa Dele.

Data: 27/09/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
Café Bem Cedo 2
Novalar
sobreira
LORYAL
Tigrão Veículos
Adubar no Site
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus