25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 20/08/2014 Compartilhe esta notícia

ARIQUEMES: Plantação de jabuticaba do Senhor Osvaldo é referência de produtividade na região

     É de dar água na boca e de encher os olhos! Assim pode ser definida a plantação de Jabuticabas do Sr. Osvaldo, que hoje é considerada referência na grande região do Vale do Jamari. A equipe de reportagens do site Ariquemes190 e Canal 35 foi convidada pelo Sr. Osvaldo a fazer presença em sua chácara, localizada às margens da Br-364 à 15 Km da cidade de Ariquemes sentido Jaru, na manhã desta quarta-feira, 20/08, onde fomos calorosamente recebidos pelo próprio.

         Sr. Osvaldo nos levou até a sua lavoura de Jabuticabas onde estão plantadas 180 mudas da fruta, as quais estão sendo cuidadas a mais de oito anos. Osvaldo explicou que este é o tempo mínimo para que uma planta desta espécie comece a produzir, sendo que em sua propriedade a colheita já se transformou em escala industrial, onde o próprio Sr. Osvaldo faz questão de realizar a colheita e a entrega, que já é certa no comércio da cidade de Ariquemes. “Os frutos devem ser colhidos com todo o cuidado possível para que não sejam amassados ou rompidos, para que se preserve a qualidade do produto. Devem ser ensacolados em quantidades não maiores do que um quilo, pois uma quantidade maior vai ocasionar esmagamento pelo peso dos próprios frutos, interferindo assim na qualidade do produto final.”, afirmou o produtor, enfatizando que em sua lavoura utilizou um sistema de rodízio de irrigação, proporcionando que a colheita aconteça de forma alternada em relação à totalidade das plantas, tendo neste momento frutos já aptos para a colheita, frutos verdes que deverão ser colhidos nas próximas semanas e ainda plantas em plena florada.

         Mas o empreendedorismo do Sr. Osvaldo não parou somente na produção das Jabuticabas. Em meio à lavoura da produção principal encontramos mudas de Uva Niágara, já com vários cachos e que, se tudo der certo, em breve estarão aptos para a colheita. Sr. Osvaldo explica que além do clima não ser favorável para este cultivo em Rondônia, ficou admirado com o fato de que em uma única planta pode-se contabilizar vários cachos da fruta, fator que não é comum na própria região sul, onde o cultivo desta fruta é nativo. “Por enquanto este cultivo é apenas experimental e para o consumo próprio da família, mas se a produção for satisfatória, irei produzir em larga escala em consórcio com a plantação da Jabuticaba para comercialização, e proporcionar que o turista possa sair do corre corre da cidade, passar momentos agradáveis em minha propriedade e ainda poder degustar de duas frutas diferentes em um mesmo ambiente.”, falou o agricultor se referindo ao cultivo da Uva.

         Outra inovação que está sendo testada na propriedade do Sr. Osvaldo é quanto ao cultivo da bananeira. Em lavouras normais a muda da planta é enterrada em covas de aproximadamente sessenta centímetros, mas na lavoura do Sr. Osvaldo as covas são de aproximadamente dois metros e meio quadrados, com aproximadamente oitenta centímetros de fundura, realizados através de retro escavadeira, ao qual o próprio batizou de “Super Covão”. “A cova rasa e estreita faz com que as raízes da planta esbarrem no barranco, limitando a possibilidade de absorver os nutrientes do solo, fazendo com que a produção fique desprovida de viço e tardia. A cova grande dá maior espaço para as raízes que absorvem maior quantidade de nutrientes, isso combinado com o sistema constante de irrigação exclusivo que implantei nesta lavoura experimental está proporcionando uma produção mais viçosa e frutos com melhor qualidade e em menor tempo.”, explicou Sr. Osvaldo, que também realiza outros cultivos em sua propriedade como batata doce, mandioca, mamão, couve e outros produtos, que são entregues ao comércio local e em breve também acrescentará a merenda escolar.

         Antônio Marcos, coordenador do Banco de Alimentos, parabenizou Sr. Osvaldo pela disposição de empreender na lavoura e valorizar o homem do campo, proporcionando através de suas experiências melhoramento na produção e, consequentemente um produto de melhor qualidade chegando à mesa da sociedade.

         Sr. Osvaldo finalizou a entrevista convidando a toda população de Ariquemes para visitar sua propriedade, degustar as Jabuticabas e adquiri-las por um preço especial, reafirmando que a propriedade fica localizada às margens da Br-364 à 15 Km da cidade de Ariquemes sentido Jaru.

 

FONTE: ARIQUEMES190.COM.BR

Curtam nossa pagina no facebook: CANAL35/ARIQUEMES190

Data: 20/08/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
Tigrão Veículos
Café Bem Cedo 2
Novalar
Adubar no Site
LORYAL
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus