25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Municípios » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 20/06/2014 Compartilhe esta notícia

PORTO VELHO: Hospital de Base realiza mais dois transplantes de rins

 
O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, realiza, nesta sexta-feira (20), mais dois transplantes de rins. Esta é a segunda vez que o procedimento é feito em Rondônia; a primeira cirurgia aconteceu em 29 de maio deste ano. Os rins foram doados pela família de um jovem de 19 anos, morador de Alta Floresta do Oeste, que teve morte cerebral após sofrer um acidente de motocicleta. Os órgãos serão destinados a receptores diferentes: um homem de 37 anos, da capital, e outro de 31 anos, de Jaru.
Uma das cirurgias foi iniciada 9h desta sexta e seguiu até o inicio da tarde. Josefa Maria Martins, mãe do receptor, diz que a notícia sobre transplante foi recebida com alívio pela família. “Era um sofrimento muito grande. Ontem ele me ligou e disse ‘mãe, meu rim está chegando, arruma tudo que vamos para o hospital’. Estou tão alegre que nem sei o que eu faço!”, conta, comemorando.
Assim que o procedimento no filho de Josefa foi concluído, a equipe do HB deu início ao segundo transplante do dia. Segundo a coordenadora da Central de Transplantes de Rondônia, Edcléia Gonçalves, todo o processo tem que ser rápido, porque, após coletados, os órgãos só resistem por até 36 horas. “É uma corrida contra o tempo”, afirma, lembrando que a agilidade da decisão das famílias dos doares também é fundamental. “Às vezes, devido à demora na decisão, o coração do doador para antes da retirada dos órgãos, que precisam de oxigenação. Depois da parada cardíaca, apenas tecidos podem ser aproveitados”, explica.
No caso do doador dos rins transplantados nesta sexta, os familiares agiram com celeridade. O jovem sofreu o acidente de moto há uma semana e, na última terça-feira (17), teve a morte cerebral declarada. “Enquanto estava lúcido meu neto disse que queria ter os órgãos doados e a família apenas está respeitando sua vontade”, relata o avô do doador, José Aparecido da Costa. Para a coordenadora da Central de Transplantes, a atitude do jovem deve servir de exemplo. “Os familiares já estão transtornados com a perda do parente e ainda têm que tomar uma decisão dessa com rapidez, então as pessoas precisam dizer claramente em vida que querem ter os órgãos doados.”
Primeiro transplante
O primeiro transplante de órgãos de Rondônia foi realizado no dia 29 de maio deste ano. O lavrador João Vieira Assis, que recebeu um rim, deixou o HB na semana passada. O agricultor é de Ouro Preto D’Oeste e, após ter a função renal 100% comprometida, ficou mais de um ano realizando hemodiálise semanalmente.
A cirurgia do lavrador inaugurou uma nova fase na Central de Transplantes do estado. Em funcionamento desde 2011, até este ano, a equipe trabalhava apenas com a coleta de órgãos. No início de 2014, a central começou a realizar transplantes de córneas. Até hoje, seis procedimentos desse tipo foram concluídos. Em maio, foi a vez do primeiro transplante de rins. Com as duas novas operações desta sexta-feira, agora a fila de espera por um rim tem 12 pacientes cadastrados. Outras 120 pessoas estão na fase preparatória de exames pré-transplante para serem incluídas na lista.
FONTE: G1/RO
 
Data: 20/06/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
Café Bem Cedo 2
Novalar
Tigrão Veículos
LORYAL
Adubar no Site
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
moto mil

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus