25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Brasília » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 15/05/2014 Compartilhe esta notícia

BRASÍLIA: Após pedido de Moreira, ministro da Agricultura promete liberar a saída do pescado em Rondônia 

Brasília-DF, 14/05/2014 - Para conseguir prorrogação no prazo de emissão do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que avalia a qualidade da produção de produtos de origem animal, o líder do PSD, deputado Moreira Mendes (PSD-RO), e o prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim, participaram de reunião, nesta terça-feira (13), com o ministro da Agricultura, Neri Geller (PMDB). Moreira e o prefeito cobraram uma solução para a venda do peixe no estado, que está proibida sem o SIF.
Segundo Moreira, Rondônia é um grande produtor de peixe em cativeiro e possui apenas dois frigoríficos "sifados" (com selo de inspeção federal), um na cidade de Ariquemes e o outro em Rolim de Moura. O que é insuficiente pata atender toda a produção e a demanda do estado.
“Está sendo construindo em Ariquemes um estabelecimento sifado, mas não atende a demanda. Em nome de todos os produtores de Rondônia reivindico uma solução para que o peixe possa continuar sendo vendido com a nota de produtor até conseguirmos nos adequar com essa nova legislação”, solicitou Moreira.
Durante o encontro, foi explicado que a Instrução Normativa 10, de 02 de abril de 2014, que possibilita a rastreabilidade e segurança na certificação quando se comercializa um pescado com SIF em todo território nacional, a responsabilidade por normatizar e oficializar a forma de transporte do pescado de um estado para outro é do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Por conta disso, Geller se comprometeu em cobrar do ministro da Pesca, Eduardo Lopes, para resolver o problema. “Precisamos agilizar isso, não podemos inviabilizar a produção em função de uma legislação capenga”, reclamou. “Se o problema é nosso, vamos flexibilizar, até adequar a legislação, para que o produtor possa trabalhar”, acrescentou Geller.
Satisfeito com o resultado da reunião, o prefeito Lorival Amori agradeceu o empenho do deputado Moreira Mendes para ajudar a solucionar o problema. “Moreira é um deputado que atua em favor do produtor rural do Brasil inteiro. Ele se sensibilizou com a situação de todos os nossos produtores de peixe, pois não podemos ficar com a produção de pescado encalhado. Seria um grande prejuízo para o estado”, ressaltou.
Luciana Andrade – Assessora de Imprensa
Foto: Carlos Silva
Data: 15/05/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar no Site
sobreira
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
moto mil
Tigrão Veículos
LORYAL
Novalar
Café Bem Cedo 2

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus