25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 23/04/2014 Compartilhe esta notícia

ARIQUEMES: Campanha de vacinação contra gripe inicia

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) de Ariquemes, realizará no sábado, 26 de abril, o Dia de Mobilização Contra Gripe. A ação faz parte da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que iniciou na terça-feira (22) e segue até 9 de maio, possuindo o sábado como Dia Nacional de Mobilização.
A campanha de 2014 tem como novidade a ampliação da faixa etária infantil para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. O público-alvo em Ariquemes é 17.445 pessoas e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, também serão imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
Com a proximidade dos eventos que serão realizados em junho, como a Copa do Mundo, o fluxo de turistas no nosso país será bem maior que de costume, e o risco de doenças respiratórias aumentará, portanto, é importante que o público alvo seja imunizado agora em abril, para que a resposta do organismo a qualquer agente transmissor seja mais eficaz. A vacina 2014 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).
As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
Reações adversas – Após a aplicação da vacina podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, rubor inflamatório e endurecimento do tecido. São manifestações consideradas benignas e na maioria das vezes seus sintomas passam em até 48 horas. A vacina é contra-indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.
Prevenção – A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Ocorre também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.
vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de maio e agosto.
É importante lembrar que mesmo as pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe, especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações, devem procurar imediatamente o médico.
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
 
A ação no Dia Nacional de Vacinação, 26 de abril, ocorre das 8h às 17h nos seguintes pontos de vacinação: UBS Setor 02, UBS Setor 05, UBS Setor 06, UBS Setor 09, UBS Setor 10, UBS Bairro Mutirão, UBS Bairro Marechal Rondon, UBS Setor 25 de Dezembro, UBS do Distrito de Bom Futuro, Hospital Municipal.
Fonte: Comunicação PMA
Data: 23/04/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
sobreira
Café Bem Cedo 2
Adubar no Site
moto mil
Tigrão Veículos
LORYAL
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus