25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 25/02/2014 Compartilhe esta notícia

Municípios de Rondônia recebem motoniveladoras do PAC2. Alto Paraíso, Cacaulândia, Campo Novo, Cujubim, Monte Negro, Rio Crespo, Vale do Anari e muitos outros.

Foram entregues 36 máquinas que irão auxiliar na melhoria das estradas vicinais e no escoamento da agricultura familiar nos municípios.

Na manhã desta segunda-feira, no pátio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Capital, foram entregues 36 máquinas motoniveladoras aos municípios rondonienses dentro do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).   O governador Confúcio Moura afirmou que esse investimento do governo federal irá auxiliar a agricultura familiar e reduzir os custos do estado na manutenção de estradas. 

A destinação das motoniveladoras tem como objetivo melhorar a infraestrutura e a recuperação das estradas vicinais para proporcionar o escoamento da produção e circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes, que se habilitaram em processo seletivo com metodologia específica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Para o prefeito de Ministro Andreaza, Neuri Persch, o maquinário irá auxiliar no escoamento da produção, em especial do café, dos produtores da região. Para ele, o governador tem auxiliado muito aos prefeitos, mas é preciso que o os parlamentares do estado se unam e façam emendas específicas “para substituição de pontes de madeira por outras de concreto ármico”, disse.

Este pensamento é compartilhado pelo prefeito de Pimenteiras do Oeste, João Miranda, que diz serem as máquinas fundamentais para o município, pois as estruturas das pequenas prefeituras são precárias, sem condições de investir na compra deste tipo de máquina. “Como nossa região é plana, forma muito atoleiro e estes equipamentos serão fundamentais e irão fazer a diferença em nosso município”, afirmou. 

Todos os prefeitos elogiaram a qualidade dos equipamentos, fato que também foi ressaltado pelo senador Valdir Raupp, que disse que além de melhorar as estradas vicinais e o escoamento da produção, “vai melhorar o acesso dos filhos dos agricultores às escolas pelo transporte escolar”, disse o senador. 

O delegado federal do MDA, Genair Capelini, representando o ministro Pepe Vargas, explicou que já foram entregues 45 retroescavadeiras aos municípios de Rondônia em 2012 e este ano já foram entregues 9 motoniveladoras e agora outras 36, num investimento total de R$ 27 milhões. 


Genair disse que no mês de abril serão entregues 45 caminhões caçamba, complementando o kit que o governo federal está distribuindo a todos os municípios brasileiros. “Estes equipamentos irão atender aos municípios como menos de 50 mil habitantes e irão auxiliar muito o agricultor, especialmente o familiar, reduzindo o êxodo rural”, afirmou. 

O delegado pediu também que os prefeitos continuem cobrando o governo federal para que outras ações cheguem aos agricultores. Do governador Confúcio, solicitou caminhões bi-trem para transportar calcário aos pequenos agricultores. “Pois agora que eles terão boas estradas, é preciso aumentar a produção e o calcário é fundamental”. 

É preciso também, segundo ele, aumentar a regularização fundiária, “para que os agricultores tenham maior acesso ao crédito”, pois o “investimento na agricultura familiar é aumento de renda para as famílias, para os municípios e para o estado”, finalizou. 

O presidente da Associação Rondoniense dos Municípios, Arom, Vitorino Cherque, enalteceu o trabalho que o governo do estado vem desempenhando junto aos municípios e disse que estas máquinas irão auxiliar na melhoria das estradas e os acessos aos municípios, mas “precisamos ainda substituir pontes de madeira por outras de concreto ármico, para dar mais segurança aos agricultores familiares”, afirmou. 


Agradecimentos

O presidente da Arom agradeceu a bancada federal pelo trabalho de emendas parlamentares que possibilitaram a aquisição destas máquinas que custam em torno de R$ 700 mil, “valor que seria impossível aos municípios arcarem”. Com as máquinas, disse ele, os municípios conseguirão manter as estradas boas o ano todo.

Cherque reiterou o agradecimento ao governador Confúcio, e pediu agora o apoio do DER para levar as máquinas aos municípios através de caminhões prancha, pois os “municípios não têm condição de arcar com este custo e sei que o governador irá atender a este pedido”, finalizou. 

O senador Valdir Raupp lembrou dos desabrigados e desalojados das enchentes do rio Madeira e que antes de qualquer análise é preciso que “busquemos resolver o problema das pessoas, que são as que estão sofrendo neste momento”. 


O senador reafirmou que o governo Confúcio Moura é um governo cooperador, pois todos os municípios estão recebendo algum tipo de apoio. Continuando neste ritmo, disse, “em no máximo 8 anos os municípios de Rondônia estarão com 100% de asfalto”. 

Raupp disse que em pesquisa recente, dos 27 governadores brasileiros, Confúcio aparece em 10º lugar entre os melhores do Brasil. “Isso é fruto do trabalho que está sendo desenvolvido nos municípios, de cooperação com todos, independente de cor partidária”, afirmou. 

O governador Confúcio Moura elogiou o trabalho da presidente Dilma e do ministro Pepe Vargas, dizendo que com muita sabedoria ela contempla o estado de Rondônia com maquinários “pois somos um estado formado pela reforma agrária e precisamos investir na agricultura familiar”, disse. 


Confúcio disse também que este ano o DER irá fazer estradas nos assentamentos, por administração direta para sobrar mais dinheiro para investir nos municípios.

Economia

O governador afirmou que a economia será grande com estas máquinas, possibilitando investimentos do estado em outras áreas, pois “não precisaremos mais auxiliar a todas as prefeituras com maquinários, tendo em vista que os prefeitos agora contam com equipamentos próprios”. 

Antes da entrega das chaves aos prefeitos, o governador Confúcio assinou dois convênios. Um com a Associação Rural de Novo Horizonte para aquisição de um trator e outro com a Associação do Município de Colorado para aquisição de peças e combustível para atender a agricultura familiar. 

A entrega das chaves do maquinário foi feita de forma simbólica pelo governador Confúcio Moura, senador Valdir Raupp e também pelas demais autoridades presentes: os deputados estaduais Epifânia Barbosa, Jean Oliveira, Ribamar Araujo e Zequinha Araujo, Claudio Carvalho e Brito do Incra que assume nesta quarta-feira, em licença de Neodi Carlos; os deputados federais Carlos Magno, Padre Ton, Nilton Capixaba, Anselmo de Jesus, o vereador Fogaça, o delegado do MDA, Genair Capelini; Chiquinho da Emater, o adjunto da Seagri, Adilson Pereira, e o presidente da Arom, Vitorino Cherque. 

Foram beneficiados nesta entrega os seguintes municípios: Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada D’Oeste, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão D'Oeste, Governador Jorge Teixeira, Itapuã Do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Brasilândia D’Oeste, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Santa Luzia D'Oeste, São Felipe D'Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.



Texto: Geovani Berno
Fotos: Esio Mendes

Decom

Data: 25/02/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
Tigrão Veículos
LORYAL
Café Bem Cedo 2
moto mil
Adubar no Site
sobreira
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus